Procurar
Close this search box.

12 de novembro é Dia Mundial do Hip Hop

Hip Hop
Foto-: Joel Muniz

Tudo começou quando, a 11 de Agosto de 1973, no Bronx, em Nova Iorque (EUA), aconteceu uma festa de aniversário. Não foi uma festa qualquer, trata-se da que muitos consideram ter sido a manifestação original do que ficou conhecido como Hip Hop, uma “block-party”.

A origem da palavra Hip Hop é incerta. Muitos relacionam com antigas gírias das periferias da costa leste dos EUA.

Kool Herc, que carrega o título de pai desta cultura, é um imigrante jamaicano que levou consigo para os EUA diversos elementos da cultura Sound System. Outros ritmos da música negra daquela época, como o soul, também foram extremamente importantes para o início do hip hop.

A cultura negra é a base da origem do movimento, seja com o resgate da percussão, tão comum às manifestações culturais africanas, proibida por um período na sua terra natal, ou com o MC como fio de continuidade dos griots, mestres da oralidade. Por isso o Hip Hop é parte integrante, e em evolução, da cultura negra.

O movimento tem apenas 47 anos, o que é relativamente recente. Porém, sua influência no mundo é gigantesca, sendo responsável por elevar a autoestima da juventude periférica, principalmente não-branca. Um dos seus produtos, o rap, é considerado por pesquisadores o ritmo mais ouvido e influente no mundo. Está presente em diversos países, abrindo caminhos para setores marginalizados da sociedade através da cultura.

Apesar da constante mercantilização dos seus elementos, que leva à separação destes, o Hip Hop renova-se constantemente, mostrando uma incrível capacidade de opor-se à indústria cultural tradicional e fazer trabalhar mentes e corações até então desacreditados.

https://www.bantumen.com/2019/11/12/melhores-albuns-de-hip-hop-angolano/

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES