Foi publicado pela Transparency International, a organização mundial que combate a corrupção, o Índice de Percepção de Corrupção Mundial (IPCM).
A edição de 2015 inclui dados de 168 países e territórios, aos quais são atribuídos valores até 100. Quanto mais próxima a pontuação estiver de 100, melhor o combate á corrupção naquele país.
Mostramos a tabela de comparação entre 2014 e 2015, dos países com melhores e piores pontuações:
É de notar que independentemente do lugar que os países ocupem no Índice de Percepção de Corrupção Mundial, todos os países continuam a enfrentar desafios relacionados com a corrupção. A Dinamarca pode estar no topo do IPCM de 2015, mas até em Copenhaga se verificam situações de corrupção.
Com isto, não se quer dizer que o IPCM é inútil. Este índice ajuda a manter a luta contra a corrupção nas agendas dos decisores políticos e comités mundiais. A sua existência — e até as suas falhas — podem promover criticas para criar melhores formas de conceituar, medir e combater a corrupção.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.