Ilustradores são seres que têm a capacidade de transportar a nossa imaginação até outras realidades além da que achamos ser real, onde tudo pode ser possível. Deixamos-te cinco nomes, de ilustradores africanos que deverias conhecer.
Monica Obaga – @monicaobaga
Nascida no Quénia, residente em Los Angeles, EUA, Monica Obaga usa os seus desenhamos para contar histórias extravagantes. A sua caracterização preferida é o universo feminino, rostos de mulheres.
Nicholle Kobi – @nichollekobi
Franco-congolesa, Nicholle Kobi também tem um especial gosto pelas ilustrações de mulheres, negras e cosmopolitas, e dá-lhes um toque de glamour.
Michael Soi – The art of Soi Michael (Facebook)
O artista queniano inspira-se na cidade de Nairobi e a base dos seus desenhos é o olhar inocente e exagerado do corpo humano.
Diana Ejaita – https://www.dianaejaita.com
Nascida na comuna italiana de Cremona, a artista de origens jamaico-africanas vive actualmente em Berlim e as suas ilustrações jogam essencialmente entre o preto e branco.
Musa Omusi – @musaomusi
Artista queniano que usa o Instagram como a sua galeria de arte. Os seus trabalhos minimalistas brincam com o preto e branco e com as suas representações realísticas de personagens famosas com Iris Apfel ou Adele.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.