Harriet Tubman em 1880 | WIKICOMMONS

Harriet Tubman a primeira negra aparecer numa nota norte-americana

Harriet Tubman é a primeira afro-americana a aparecer numa nota norte-americana e a primeira mulher em 100 anos.

Harriet foi uma escrava do séc. XIX que lutou pelo fim da escravatura e pelos direitos das mulheres.

Já tinha figurado temporariamente nas notas de um dólar nos anos de 1880 e 1890. Pocahontas, a mulher indígena norte-americana que inspirou o filme da Disney, ligada ao estabelecimento colonial em Jamestown, surgiu nas notas dos anos 1860, mas em poucos exemplares que circularam entre um grupo restrito de pessoas. Anunciado em comunicado o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew que Harriet Tubman passa a figurar nas novas notas de 20 dólares, esperado encorajar o papel das mulheres na democracia dos Estados Unidos.


As notas de cinco, dez e 20 dólares serão assim redesenhadas e a imagem de Jackson continuará na nota de 20 dólares, mas no verso.

 

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.