Misturar suplementos e medicamentos pode ser prejudicial

Está na moda tomar suplementos alimentares, é um facto. Se é o teu caso e se, por algum motivo, estiveres a tomar medicamentos: pára. Consulta o teu médico e diz-lhe exactamente o que estás a tomar, porque a mistura pode fazer-te mal.

Por exemplo, se combinares Omega-3’s com drogas para diluir o sangue, isso pode causar hemorragias internas.

Um relatório do USA Today cita um estudo recente da Universidade do Illinois, publicado no JAMA Internal Medicine, que descobriu que muitos adultos mais velhos, com idades entre os 62 e os 85 anos, tendem a tomar tanto medicação como suplementos ao mesmo tempo, e que nem todos o reportam aos seus médicos. A mistura mais comum é de medicação para tornar o sangue mais fino e suplementos de Omega-3 (incluindo óleos de peixes), que ocorreu em 8 em cada 1000 participantes em 2010-2011, números que eram de 1 em cada 1000, em 2005-2006.

Contudo, o Council for Responsible Nutrition, um representante de suplementos americano, também deu nota deste facto, e criticou as descobertas do estudo, dizendo que “o risco real para os consumidores é baixo”.

A verdade é que, apesar do número não ser elevado, não deixa de ser preocupante.

“É uma preocupação séria, e o risco está a aumentar”, disse Qato ao USA Today.

“Os pacientes precisam de saber que existem efeitos potencialmente adversos”, exige Chun-Su Yuan, Diretor do Center for Herbal Medicine Research, da Universidade de Chicago, que também falou com o USA Today. “Eles não sabem. E assumem que esses produtos são naturais, e que por isso estão a salvo, mas esse não é sempre o caso”.

Para além dos Omega-3 e dos medicamentos para diluir o sangue, também podes querer reconsiderar se deves ou não tomar cálcio, já que este pode reduzir a absorção de certos medicamentos, incluindo alguns para a Osteoporose, assim como alguns antibióticos. Até tomar gengibre como suplemento (comer não terá o mesmo efeito), pode entrar em conflito com outras drogas no mercado.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.