Como evitar o despedimento

O site português Notícias ao Minuto esteve à conversa com a coach de carreira Ana Lisboa que explicou os cuidados necessário para que a sensação de insegurança não tome conta da equipa, e que o desemprego não se torne um fantasma no seu ombro.

1. Duplique o foco no trabalho e a paixão pelo que faz. Ana Lisboa destaca que é importante que o profissional se reencontre com os motivos que o fazem gostar do que faz, para que seja possível encontrar mais energia no dia a dia. “Quando as empresas passam por processos de demissão, também passam a concentrar o trabalho nas mãos de menos funcionários, então este é o momento de ser mais produtivo”, destaca.

2. Exija transparência. A coach ensina que boa parte da insegurança gerada na equipa, numa empresa, pode ser eliminada através da transparência dos líderes em relação à situação. “A empresa deve deixar todos sempre cientes de que a informação será passada de forma a que eles possam preparar-se para o futuro”, explica Ana, que destaca que, quanto menor a clareza em relação ao que vem pela frente, maior a insegurança.

3. Faça as oportunidades. Além de exigirem mais produtividade, períodos de dificuldade também podem ajudar na criação de novas oportunidades, como explica a coach. “Procure concentrar-se em produzir resultados maiores e diferentes”, sugere.

4. Conheça os seus direitos. As leis do trabalho existem para proteger tanto o trabalhador quanto a empresa, a coach conta que é preciso saber os seus direitos e deveres.

5. Não leve para o lado pessoal. Por fim, Ana Lisboa alerta que, em períodos de crise, as empresas estão sujeitas a demitir funcionários, e neste momento é importante compreender as relações como relações de trabalho. “Uma empresa tem o direito de demitir, e muita gente confunde as coisas e chateia-se com o chefe, mas não é o chefe quem demite, e sim a empresa”, resume. Segundo a coach, quando uma demissão é encarada desta forma, gera menos sentimentos negativos e, consequentemente, contribuiu para a energia que será necessária para o caminho rumo a uma nova oportunidade de trabalho.

[maxbutton id=”4″ url=”https://br.jooble.org/vagas-de-emprego-estilista” window=”new” ] 

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Foi o que fez Kouka Ntadi, pintor franco-congolês. Numa parceria com o Boa Lab, Kouka ofereceu à capital portuguesa um gigante guerreiro Bantu, peça central da sua inspiração artística atual.
"Mussungology to the world" será um elo entre a música e as artes plásticas.
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.