agua

Quanta água deves beber antes, durante e depois de treinar?

Uma das mais recentes pesquisas de saúde desportiva revela que a água é apenas 30% da maioria dos fluídos ingeridos pelas pessoas, por dia.

Este número deveria de facto ser muito superior. A pesquisa não só mostra que as pessoas que bebem água consomem menos calorias, como mostra que a água é também uma bebida essencial pré-treino.

Um novo estudo da Sports Medicine descobriu que a desidratação pode diminuir a tua força (por 2%), a energia (por 3%) e a resistência de alta intensidade (por 10%) durante o treino.

Como principio básico, beber cerca de 230 ml de água, 30 min antes do ginásio, garante que os teus músculos estão com combustível em todos os cilindros.

Depois bebe cerca de 460ml, nos 30 minutos a seguir a teres terminado o treino.

Decidir o quanto deves saborear entre cada sessão de treino é mais subjectivo, mas alguns terapeutas nutricionais recomendam 460ml, durante um treino de 1h.

Após 90 minutos de exercícios moderados, a água já não é suficiente. Neste ponto, as tuas reservas de glicogénio são meros fumos, de maneira que precisas de começar a ingerir bebidas desportivas com electrólitos. Gerir os teus minerais é ainda mais importante se fores um atleta de resistência.

Beber água de mais sem reposição de electrólitos pode causar uma condição designada, hiponatremia, o que pode levar a convulsões, insuficiência nos orgãos e até morte. Se estás a tentar enfrentar corridas de longa distância, certifica-te que tens uma estratégia de hidratação já testada e aprovada.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.