Kayoola, o primeiro autocarro solar africano

Estudantes da Universidade de Makerere, no Uganda, em conjunto com o governo do país, desenvolveram o primeiro autocarro movido a energia solar, divulgou a BBC.

Kayoola tem 35 lugares, duas baterias carregadas por painéis solares no tejadilho, atinge 92 quilómetros por hora e foi um dos projectos de destaque na Assembleia Ambiental das Nações Unidas, na passada quinta-feira.

_88039090_88039089

“O que mais temos em África é sol, e uma das coisas que mais nos faz falta são os transportes públicos. Então, decidimos juntar o útil ao agradável e criar o autocarro solar”, explicou ao  El País Richard Madanda, vice-presidente para o desenvolvimento da Kiira Motors, empresa que está a executar o projecto.

Segundo explica Richard Madanda, um dos estudantes da Universidade Makerere entretanto contratado pelo Governo, a optimização das baterias é um dos principais desafios do autocarro solar.

Igualmente relevante para a circulação do Kayoola é a diminuição dos custos de produção, tendo em conta que os encargos do primeiro veículo custaram cerca de 140 mil dólares. Contudo, com a produção em massa, esse valor pode vir a ser reduzido para 58 mil dólares.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.