@Terra e Tuma Arquitetos Associados

A casa de uma empregada que recebeu um prémio de arquitectura

Com apenas 4,8 metros de largura, esta casa construída numa favela de São Paulo já arrecadou vários prémios de arquitectura, como o de Melhor Casa do Ano, pelo site ArchDaily, um dos mais conceituados.

Dona Dalva, 70 anos, ganhou a vida como empregada doméstica. Quase 50 anos de poupanças permitiram-lhe restaurar e remodelar a casa onde parte do tecto tinha ruído devido à chuva e nas paredes a humidade substituía a pintura.

O receio de que algo pior pudesse acontecer, o filho de Dalva

contactou a empresa de arquitectos Terra e Tuma Arquitetos Associados.

Por cerca de 45 mil USD, este projecto de habitação de baixo custo permitiu a dona Dalva de ter uma casa nova que exibe simplicidade e elegância, enquadrando-se na perfeição no local onde se encontra.

Vê as fotos do empreendimento.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
A escritora e primeira romancista moçambicana Paulina Chiziane sagrou-se vencedora da 33ª edição do maior prémio da literatura portuguesa, designada "Camões". Oito anos depois, o prémio, avaliado em 100 mil euros, volta a Moçambique.
Este ano, o evento corporizou uma forma de disseminar oportunidades junto de jovens negros e introduziu, assim, uma verdadeira mudança de paradigma no setor têxtil português. Foram vários os talentos africanos que pisaram a passerele. A locomotiva que deu origem a este acontecimento foi a parceria realizada entre o Lulubell Group, a African Export-Import Bank e a ANJE (National Association of Young Entrepreneurs).
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.