Levantar pesos? Não precisas de escolher os mais pesados

Não precisas de ficar constrangido por fazeres elevações de poucos quilos no ginásio: um novo estudo descobriu que levantar pesos leves é tão efectivo quanto levantar pesos pesados para criar músculo.

O que interessa é levantar pesos mais vezes (isto é, aumentar o número de repetições das elevações) para que os teus músculos fiquem tão cansados como com os pesos mais pesados, explicam os investigadores.

 

Um dos investigadores do estudo, Phillips Stuart, professor de cinesiologia (o estudo da mecânica dos movimentos do corpo), na Universidade de McMaster, no Canadá, diz: ”O maior equalizador neste treino é a fadiga. Faz elevações até te sentires exausto, não importa se o peso é leve ou pesado.”

O estudo incluiu 49 pessoas com experiência em levantar pesos, que foram divididos em dois grupos. Um grupo levantava pesos leves (entre 30 e 50% do peso máximo que os indivíduos conseguiam levantar), em 20 a 25 repetições por exercício (cada sequência de exercícios foi repetida 3 vezes). O outro grupo, levantou pesos mais pesados (entre 75 a 90% do peso máximo que os indivíduos conseguiam levantar) em 8 a 12 repetições por exercício. Este treino de exercícios de força foi desempenhado quatro vezes por semana, por 12 semanas.

No final do estudo, os participantes deram amostras de tecido muscular e o seu corpo foi scaneado, para que os investigadores conseguissem ver alterações no tamanho das fibras musculares e massa muscular, que são medias importantes de força.

Os dois grupos mostraram melhoramentos semelhantes na quantidade de massa muscular magra nos seus corpos e no tamanho das suas fibras musculares, mostrou o estudo. Os grupos também mostraram melhoramentos semelhantes nos testes de força muscular.

Embora os atletas de elite não alterem os seus esquemas de treino devido ás descobertas dos novos estudos, para praticantes não competitivos, este estudo pode ter implicações para quem quer aumentar a força e formar músculo, dizem os investigadores.
“Para os ‘meros mortais’ que querem ficar mais fortes, nós mostrámos que podes dar uma pausa no levantamento dos pesos mais pesados e não comprometer quaisquer ganhos. É igualmente uma nova e boa opção, que poderá apelar ás massas e levar as pessoas a fazerem algo pela sua saúde,” explica o Dr. Phillips.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.