Como é que supermercados te convencem a comprar tudo

Muitas vezes vais às compras ao supermercado e voltas com os sacos cheios de coisas que nem querias comprar? Há várias razões para isso acontecer.

Uma investigação publicada pelo Journal of Environment and Behavior constatou que os cereais para crianças são colocados propositadamente nas prateleiras mais baixas, para que as crianças consigam alcançá-los. Mas esta é apenas uma das tácticas praticadas.

Uma cadeia de supermercados regional nos Estados Unidos, Winn-Dixie, começou a aperceber-se de que os doces colocados apenas num único corredor, estavam a ter menos saída. E, para inverter isto, experimentaram começar a colocar os chocolates em pontos centrais da loja, como ao pé das caixas de pagamento ou mesmo no meio de corredores. Resultado? As vendas voltaram a aumentar.

Mas há mais. Nos pontos mais amplos da loja, há sempre uma ou duas torres de produtos e não estão ali porque o supermercado precisa de escoar. É só mesmo um plano de marketing, e funciona.

O mesmo se passa quando vemos expostos produtos limitados. Muitas das vezes estes produtos ainda têm bastante stock, mas estudos indicam que as pessoas têm mais tendência para pegar neles por serem limitados, do que se estivessem à venda normalmente.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.