A consciência africana de Fred Martins representada em pentes afro

Fred Martins é um artista nigeriano que transformou pentes absolutamente normais em rostos de alguns dos nomes mais influentes da luta pela liberdade e direitos civis dos negros, numa obra de arte intitulada “Black, Orange and Freedom” [Preto, Laranja e Liberdade, em tradução livre do inglês].

Martin Luther King Jr, Nelson Mandela e Fela Muti são algumas das personagens principais desta obra de arte sui generis, em que um pente é identificado como um dos símbolos da consciência negra, num fundo laranja que representa a cadeia. “Escolhi laranja porque está associado a prisão”, revelou Fred Martins à CNN.

“Apercebi-me que a maioria destes activistas, de Marcus Garvey, Patrice Lumumba a Angela davis, entre outros, foram detidos em algum momento apenas por quererem abrir portas para a ressurreição da consciência negra”, continuou o artista.

Fred Martins vive actualmente em Lviv, na Ucrânia.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.