Brand New: Euros Bambata

A música é a área da indústria do entretenimento africano que mais movimenta massas, independentemente do género. Na fatia de bolo lusófona, temos assistido, por exemplo, a uma nova vaga de rappers, mc’s que se tem feito notar, seja em Angola, Portugal, Cabo Verde ou Moçambique.

E porque a BANTUMEN tem recebido cada vez mais pedidos de divulgação de novos músicos e produtores com muito potencial, vamos passar a ter uma rubrica nova, a Brand New. O artista a estrear a Brand New é Euros Bambata.

214

Euros Bambata, cujo nome deixa adivinhar o apreço pelo percursor do hip hop, Afrika Bambaataa, começou a fazer música depois de perceber que não bastava criticar o trabalho dos outros. Era preciso saber criticar fazendo melhor. “Na minha cabeça eu dizia ‘como é possível este mano ter escrito isto? Será que o cérebro dele não cria, não produz mais nada?’ Houve um dia que, numa discussão disse ‘criticar é muito fácil, fazer melhor é a m**da toda’. E naquele momento, sem dizer nada a ninguém, caiu-me a ficha do quanto eu era crítico com os outros no que toca à música e por ela eu nada fazia”, explicou-nos o rapper.

Naquele dia, em 2009 decidi escrever a minha letra e criar a minha primeira musica.

Chegou a lançar “Makongo” e “Tamunuma” que, de acordo com o músico, impressionaram que ouviu, mas acabou por estagnar na pressão de se dividir entre o trabalho e a música.

De lá para cá, Bambata andou perdido entre os seus sonhos e a realidade do dia-a-dia. Trabalhar por trás de uma secretária pode ser um porto seguro mas não é, garantidamente, o passe para a felicidade, pelo menos para Bambata. Nada contra aos funcionários públicos e privados”, assevera.

Entretanto, inspirado por Boss AC, Valete, Azagaia, Gabriel O Pensador, 2 Pac, Anselmo Ralph, Heavy C, Kalibrados e Army

Quad, Euros Bambata faz o seu coming back em força e dá-nos todo o seu savoir-faire em “Recua Muleke”, em exclusivo, aqui na BANTUMEN.

Produzida por Vui Vui, dos Kalibrados,  “Recua Muleke” é lançado através da produtora Digit Music, composta por Yao, responsável pelos vídeos, masterização e mistura; por Lil Gil que, além de cantor, é beat maker; Trindade que também é rapper; Menino Malandro e Baba Yega.

 

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.