banho

Os erros que cometemos no banho

O Jornal inglês Daily Mail conversou como o dermatologista Derek Chan que deixou alguns conselhos sobre a nossa higiene, mais propriamente falando no que toca ao banho e a certos hábitos ou escolhas que podem estar errados.

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Apostar num gel de banho caro vale mesmo a pena?

O especialista recomenda que se tome banho todos os dias e diz que as pessoas que têm eczema devem hidratar a pele nos cinco minutos após o banho.

Destaca que apesar de os banhos quentes poderem saber bem, a água morna faz bem melhor do que a quente, pois a água muito quente deixa a pele seca pois retira todos os óleos naturais da pele. Recomenda-se que a temperatura da água não ultrapasse os 43ºC.

Massajar o champô no couro cabeludo e deixá-lo actuar durante dois a três minutos – em caso de champôs de tratamento deves deixá-los actuar durante cerca de cinco minutos. E destaca que esfregar o champô nas mãos antes de o aplicar é um erro.

Gel de banho ou sabonete? O especialista diz que esta é uma escolha pessoal, mas assinala que se tem pele sensível, é importante escolher um gel de duche ou sabonete gentil.

Quanto à esfoliação, o dermatologista diz que a pele se esfolia naturalmente mas admite que a esfoliação pode ajudar quem sofre de acne ou tem poros entupidos. Podes fazer uma esfoliação gentil uma a duas vezes por semana. Mas cuidado para não escolher esfoliantes muito agressivos, pois estes produtos retiram a camada de hidratação e proteção natural da pele, deixando-a mais sensível e exposta aos elementos.

O especialista recomenda que depois do banho, em vez de esfregar, se seque gentilmente aplicando pressão com a tolha nas zonas molhas.

E nada de espremer as borbulhas, pois provoca cicatrizes e manchas na pele.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.
Nesta quinta edição, o programa pretende selecionar dez promotores de projetos de base tecnológica, que irão representar Cabo Verde no referido evento.