10 maneiras de manter a qualidade da fruta e dos legumes

No dia-a-dia nem sempre sabemos como preservar a fruta ou os legumes que compramos. Aqui estão dez exemplos de como podes conservar melhor estes alimentos:

1 – Embrulha ou cobre as folhas de alface com papel de cozinha e garante frescura durante a semana inteira, isto porque o papel vai absorvei a humidade.
2 – Guarda os tomates fora do frigorífico e de “cabeça para baixo” porque assim vão amadurecer mais rápido devido ao aumento de circulação interna do oxigénio. 
Ao manteres, o legume no frio faz com que perda textura e sabor.
23 – Embrulhar as bananas em papel transparente mantém a frescura da fruta. Como a banana liberta etileno, um gás que faz amadurecer a fruta, é melhor mantê-la longe do frigorífico.
4 – Os pepinos duram mais se estiverem expostos a uma temperatura ambiente. A exposição a temperaturas frias, tais como no frigorífico, vai resultar numa corrosão e deterioração mais rápida.

5 – Congele a cebola verde numa garrafa de plástico, mas primeiro certifica-te que esteja seca, senão corres o risco de ficarem estragadas.

6 – Ao manter as cenouras submersas em água, depois de retirada a planta, vais fazer com que durem muito mais tempo.

6

7- Prepara a salada numa máquina adequada para o efeito, vai evitar que as folhas da alface murchem e vai retirar muita da humidade presente.

8 – Já os cogumelos guarda-os num saco de papel e não num de plástico. O saco de plástico vai aumentar os níveis de humidade e vai fazer com que ganhem bolor.
9 – Antes de guardar os frutos silvestres no frigorífico, lava-os com vinagre e embrulha em papel de cozinha. Isto vai fazer com que amadureçam devagar e vão durar entre uma a duas semanas.
10 – Arruma as batatas juntamente com as maças para evitar que apodreçam. O gás etileno que a fruta liberta vai preservar a frescura do legume.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.
Nesta quinta edição, o programa pretende selecionar dez promotores de projetos de base tecnológica, que irão representar Cabo Verde no referido evento.