Man with smartphone

Brasil vai ter app que ensina a combater vírus da dengue

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, portador do vírus dengue, da febre chikungunya e do vírus zika, tem mais um aliado, com a aplicação Apanha o Mosquito, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam). A aplicação é um jogo no qual o utilizador tem que cumprir objectivos que previnem a expansão do mosquito.

Segundo o chefe departamental da Divisão de Inovação do Prodam, Raphael Marinho, o jogo foi criado a partir da campanha nacional 10 Minutos contra a Dengue da Fundação Oswaldo Cruz, que recomenda a população a reservar algum tempo, pelo menos uma vez por semana, para eliminar os focos de incidência do insecto.

“A ideia foi pegar nessas recomendações e transformá-la num minijogo, em que o utilizador tem um minuto para cumprir a missão. A cumprir essas provas ganha uma pontuação. Quisemos também promover um ranking onde as pessoas que participam sejam colocadas nesse ranking e sejam exibidas para o mundo inteiro”, explicou Marinho.

De acordo com Raphael Marinho, a ideia é passar por envolver as crianças e os adolescentes na luta ao vírus. Mas a aplicação pode também funcionar como auxiliar de saúde.

“O foco principal é usar no sector escolar. Utilizar a internet para promover jogos e ensiná-los a combater através de todas estas medidas de prevenção. Se os agentes de saúde quiserem utilizar a internet como uma maneira de confirmar se já foi feito tudo”.

A aplicação Apanha o Mosquito está disponível na Google Play Store para dispositivos de sistema Android.

Fonte: Agência Brasil
Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.