A afirmação e sublevação da cultura dos dreadlocks em Londres

A relação entre os negros e o seu cabelo é especial. A crescente valorização do cabelo natural tem criado um verdadeiro movimento que se tem repercutido pela Europa, Estados Unidos e Brasil.

Em Londres, é cada vez mais evidente essa valorização e é frequente ver-se na rua, nas escolas ou em postos de trabalho jovens com dreadlocks. Aaron Christian retratou essa afirmação africana no mini-documentário London Locks.

O filme segue seis pessoas que têm lutado para mudar a forma como os jovens negros pensam e se sentem sobre o seu cabelo e imagem. “London Locks explora as razões para que cada um dos indivíduos tenha decidido adoptar as dreadlocks, o que significa para cada um e como olham para o movimento”, explica o realizador ao AfroPunk.

A intenção deste documentário é eliminar os estereótipos, indicando como tratar e como ver além do cabelo.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
+ do Mesmo de Deezy, foi lançado no dia do seu aniversário, 9 de abril, é a primeira parte do seu álbum, que é um projecto com nove faixas e que marca a projeção da sua carreira a solo.
Para a BANTUMEN Podcasts, Maria Barbosa esteve à conversa com a modelo e atriz sobre cabelos, onde Ana Sofia deu a conhecer as raízes por trás do seu afro e como tem sido o seu percurso de descoberta na pele de mulher negra de identidade miscigenada.
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.