Ford aperfeiçoa design e aerodinâmica do supercarro GT

O desenvolvimento do novo Ford GT continua a bom ritmo, esperando-se que o super carro em fibra de carbono esteja em venda até ao final do ano. Uma verdadeira montra de inovação de motores eficientes com o EcoBoost, leveza e aerodinâmica, o Ford GT é um estudo em design funcional e gestão activa de fluxo de ar.

Nick Terzes, supervisor de engenharia da Ford, leva-nos aos bastidores do Wind Tunnel 8, em Allen Park, Michigan, Estados Unidos, onde um protótipo de verificação de pré-produção do Ford GT é submetido a testes em túnel de vento. A metragem é uma das várias sessões para testar os modelos aerodinâmicos com o apoio de computadores com dados físicos do túnel de vento a velocidades a rondar os 200 km/h.

Como parte do trabalho de um programa com prazos muito apertados, Terzes e a equipa de engenharia do Ford GT estavam nas instalações de Allen Park às primeiras horas de uma segunda-feira, demonstrando a natureza de desenvolvimento continuo do veículo. “No programa GT”, disse Terzes, “testamos 24 horas sobre 24 horas, nos sete dias da semana”.

“Quando chegamos ao túnel, a principal preocupação é obter os dados físicos reais do veículo”, explica Terzes. “Olhamos para a acústica interior do ruído do vento e para a aerodinâmica do veículo”.

As metragens do clipe demonstram a asa traseira activa, parte de um conjunto de características aerodinâmicas presentes no Ford GT 201, projectado para melhorar o desempenho, a estabilidade e a eficiência.

“Uma das grandes coisas deste carro, com o design tão dinâmico e bonito, é que cada atributo tem uma finalidade no carro. Se vir uma grande grelha, ou uma concha, elas não estão lá apenas para parecer bem”, disse Terzes. “Foram lá colocadas porque têm uma função”.

“No final, todas as horas tardias, os fins-de-semana no trabalho, fazem valer a pena ser parte de um programa como este e criar o melhor GT.”

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.
Nesta quinta edição, o programa pretende selecionar dez promotores de projetos de base tecnológica, que irão representar Cabo Verde no referido evento.