França inaugura primeira estrada de painéis solares

Ségolène Royal, ministra da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia francesa, há algum tempo anunciou a Wattay, um painel com células fotovoltaicas para colocar em estradas. A primeira já foi inaugurada em Tourouvre-au-Perche, na Normandia, no norte do país, com apenas u quilómetro.

O troço tem 2,880 painéis fotovotailcos cobertos por uma resina de silício que os protege do peso dos veículos. O objectivo do projecto é gerar 280MWh por ano, o que pode ser suficiente para manter a iluminação pública da zona.

Contudo, tendo em conta o elevado custo de construção da infraestrutura, 4,9 milhões de euros, estes painéis planos são menos eficazes que os angulados, instalados em telhados, e a Normandia ter praticamente apenas dois meses de sol por ano.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
A escritora e primeira romancista moçambicana Paulina Chiziane sagrou-se vencedora da 33ª edição do maior prémio da literatura portuguesa, designada "Camões". Oito anos depois, o prémio, avaliado em 100 mil euros, volta a Moçambique.
Este ano, o evento corporizou uma forma de disseminar oportunidades junto de jovens negros e introduziu, assim, uma verdadeira mudança de paradigma no setor têxtil português. Foram vários os talentos africanos que pisaram a passerele. A locomotiva que deu origem a este acontecimento foi a parceria realizada entre o Lulubell Group, a African Export-Import Bank e a ANJE (National Association of Young Entrepreneurs).
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.