França inaugura primeira estrada de painéis solares

Ségolène Royal, ministra da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia francesa, há algum tempo anunciou a Wattay, um painel com células fotovoltaicas para colocar em estradas. A primeira já foi inaugurada em Tourouvre-au-Perche, na Normandia, no norte do país, com apenas u quilómetro.

O troço tem 2,880 painéis fotovotailcos cobertos por uma resina de silício que os protege do peso dos veículos. O objectivo do projecto é gerar 280MWh por ano, o que pode ser suficiente para manter a iluminação pública da zona.

Contudo, tendo em conta o elevado custo de construção da infraestrutura, 4,9 milhões de euros, estes painéis planos são menos eficazes que os angulados, instalados em telhados, e a Normandia ter praticamente apenas dois meses de sol por ano.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Foi o que fez Kouka Ntadi, pintor franco-congolês. Numa parceria com o Boa Lab, Kouka ofereceu à capital portuguesa um gigante guerreiro Bantu, peça central da sua inspiração artística atual.
"Mussungology to the world" será um elo entre a música e as artes plásticas.
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.