Portrait of a Curator (In Memory of Beryl Wright), 2009

A marginalização dos afro-americanos na pintura de Kerry James Marshall

Kerry James Marshall é um artista norte-americano de 61 anos, que personifica na sua arte a descriminação e marginalizarão de que são alvo as comunidades afro-americanas em vários pontos dos Estados Unidos da América. Os seus desenhos, pinturas, vídeos e instalações têm sempre como personagem principal homens ou mulheres negras.

As suas obras são inspiradas na sua experiência de vida. “Não podes nascer em Birmingham, Alabama, em 1955 e crescer em Los Angeles, perto da sede dos Panteras Negras e não sentires que tens uma responsabilidade social”, explica Marshall. A linha cronológica do seu trabalho reflete-se desde a Renascença até ao século XX, com o objectivo de “tornar visível o invisível”.

Actualmente, o artista tem uma exposição patente até 29 de Janeiro de 2017, no Metropoleum Museum of Art, intitulada Mastry. Com 35 anos de carreira, Kerry James Marshall vai expor 80 peças que sintetizam uma grande tradição de representações estereotipadas dos negros na sociedade.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O dia 24 de setembro assinala o Dia da Independência da Guiné Bissau, o que nos leva a lançar o repto para ires à descoberta do país continental e insular que tanto tem de belo como de invulgar. O país é pioneiro na luta de libertação colonial, foi o primeiro a conseguir a independência, reconhecida a 10 de setembro de 1973 (embora apenas declarada a 10 de setembro de 1974).
Este novo tema surge de um vocal interpretado pela cantora angolana Noite e Dia no tema "Pau de Cabinda", "onde demos uso e criamos algo original", indicam os Studio Bros.
Nesta sexta-ƒeira, 24 de setembro, é dia da Listening Party do EP Heartbreak de Jimmy P. O evento vai acontecver no Espaço Porto Cruz, no Cais de Gaia, mas antes da festa começar, o artista lançou o seu mais recente tema, "Esqueletos".