Morcegos no Brasil começam a alimentar-se de sangue humano

Investigadores brasileiros, da Universidade Federal de Pernambuco, descobriram uma espécie de morcego que passou a alimentar de sangue humano naquela região.

O estudo foi feito no Parque Nacional do Catimbau, a 300 km de Recife. O estudo analisou 70 amostras de fezes da espécie Diphylla ecaudata (Morcego Vampiro de pernas peludas), e conseguiram extrair o ADN de 15 delas, sendo que em três apresentam vestígios de sangue humano misturado com o de aves.

Antes disso, o que se sabia era que o animal consumia, exclusivamente, sangue de pássaros.

“Nós ficamos muito surpresos. Essa espécie não tinha uma adaptação fisiológica para se alimentar com sangue de mamíferos”, explicou o pesquisador Enrico Bernard.

Segundo os pesquisadores, a alteração no cardápio dos morcegos, está relacionada à falta de alimentos na região, que está sendo alterada pela presença humana e seus animais domésticos.

Marito Varela
Marito Varela
De Benguela para o mundo. Dos blogs, da música, das tecnologias e das ciências.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O dia 24 de setembro assinala o Dia da Independência da Guiné Bissau, o que nos leva a lançar o repto para ires à descoberta do país continental e insular que tanto tem de belo como de invulgar. O país é pioneiro na luta de libertação colonial, foi o primeiro a conseguir a independência, reconhecida a 10 de setembro de 1973 (embora apenas declarada a 10 de setembro de 1974).
Este novo tema surge de um vocal interpretado pela cantora angolana Noite e Dia no tema "Pau de Cabinda", "onde demos uso e criamos algo original", indicam os Studio Bros.
Nesta sexta-ƒeira, 24 de setembro, é dia da Listening Party do EP Heartbreak de Jimmy P. O evento vai acontecver no Espaço Porto Cruz, no Cais de Gaia, mas antes da festa começar, o artista lançou o seu mais recente tema, "Esqueletos".