Sexo, drogas e música activam as mesmas substâncias cerebrais

Um estudo publicado pela revista Nature, concluiu que os estímulos que recebemos de ouvir música, fazer sexo, consumir drogas ou de fazermos uma alimentação são controlados pelas mesma substâncias químicas presentes no nosso cérebro. Os cientistas presentes, destacaram a elevada importância do estudo da neuroquímica, no que toca a actividades do quotidiano, que concedem ao ser humano algum sentimento prazeroso.

“Esta é a primeira prova de que os opióides do cérebro estão diretamente ligados ao prazer musical”, afirmou Daniel Levitin, da universidade canadiana McGill, de Montreal, à agência Efe.

Aos 17 participantes, neste estudo, foi dado, um medicamento chamado, naltrexona que serviu para bloquear os opióides do cérebro e rapidamente verificou-se que todos os participantes deixaram de sentir qualquer sensação de prazer que costumam ter com a sua música favorita.

“As impressões que partilharam connosco depois da experiência foram fascinantes. Esta é a primeira prova de que os opióides do cérebro estão diretamente ligados ao prazer musical”, disse Levitin, afirmando ainda estas descobertas são importantes, no processo evolutivo do ser humano, e em como a música pode afectar o estado emocional de uma pessoa.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
+ do Mesmo de Deezy, foi lançado no dia do seu aniversário, 9 de abril, é a primeira parte do seu álbum, que é um projecto com nove faixas e que marca a projeção da sua carreira a solo.
Para a BANTUMEN Podcasts, Maria Barbosa esteve à conversa com a modelo e atriz sobre cabelos, onde Ana Sofia deu a conhecer as raízes por trás do seu afro e como tem sido o seu percurso de descoberta na pele de mulher negra de identidade miscigenada.
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.