Camião híbrido da Volvo está em teste

A Volvo está cada vez mais determinada em desenvolver os seus concepts de mobilidade inteligente, aplicando-os também nos modelos para o transporte de mercadorias pesadas. Agora, a empresa está também virada para os camiões de longo-curso híbridos, que conseguem trazer mais eficiência ao sector dos transportes.

O motor deste camião consegue recuperar energia proveniente da travagem ou em descidas com inclinação superior a 1 por cento. Essa energia cinética é depois acumulada em baterias para utilização posterior em modo 100 por cento elétrico em estradas planas, até um máximo de 10 km, diminuindo também a exigência do motor Diesel.

A melhoria da eficiência é conseguida também com o auxílio de um assistente tecnológico I-See, que analisa a topografia gravada no mapa GPS e calcula a forma mais eficiente de utilização do grupo propulsor.

De acordo com a marca sueca, o sistema híbrido permitirá a desativação do motor de combustão em 30 por cento do tempo total de viagens de longa distância, equivalendo a uma poupança de combustível entre os 5 e os 10 por cento. A contribuir para este valor está também o trabalho aerodinâmico efectuado para reduzir o arrasto.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.
O artista angolano Edson Chagas está a expor um novo projeto fotográfico na galeria de arte Insofar, em Lisboa. Com fotografias captadas em 2011 e a curadoria de Inês Valle, a exposição Muxima marca a primeira exposição individual do artista em Portugal.
Para está quarta-feira 22 de Setembro, às 21h30, no Estúdio Time Out em Lisboa Tekilla vai traz consigo três convidados muito especiais: Dino D'Santiago, Amaura e Ana Semedo!