pesquisa, laboratorio
pesquisa, laboratorio, sida

Inteligência artificial da Google detecta cancro mais rápido que médicos

A luta contra o cancro pode ter ganho um poderoso aliado. A Alphabet, empresa mãe da Google, criou uma Inteligência Artificial (IA) que, através da análise de amostras de tecido biológico, é capaz de detectar cancro mais rapidamente que um médico.

“A deteção de metástases é actualmente feita por patologistas que analisam grandes quantidades de tecido biológico. Este é um processo moroso e vulnerável a erros”, explica a Google no estudo onde divulga o trabalho feito neste campo pela sua IA. Mais interessante é o facto desta tecnologia de análise ter sido concebida numa primeira instância para uso em carros autónomos, onde é necessário analisar rapidamente a estrada em busca de obstáculos.

Apesar do seu sucesso, não é provável que esta alternativa venha a substituir os médicos humanos nos próximos tempos, revela o Mirror. Ainda assim, a IA da Google foi capaz de detectar 92,4% dos tumores, enquanto a análise exaustiva de um médico apenas consegue chegar aos 73,2%.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.
O artista angolano Edson Chagas está a expor um novo projeto fotográfico na galeria de arte Insofar, em Lisboa. Com fotografias captadas em 2011 e a curadoria de Inês Valle, a exposição Muxima marca a primeira exposição individual do artista em Portugal.
Para está quarta-feira 22 de Setembro, às 21h30, no Estúdio Time Out em Lisboa Tekilla vai traz consigo três convidados muito especiais: Dino D'Santiago, Amaura e Ana Semedo!