Anúncio da Pepsi é cancelado depois de críticas

Kendall Jenner, a modelo e estrela de reality tv é a protagonista no novo anúncio da Pepsi, lançado na quarta-feira (5), que saiu do ar em menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo devido a reação dos consumidores e dos protestos que causou.

“A Pepsi estava a tentar projectar uma mensagem global de união, paz e compreensão”, escreveu a gigante dos refrigerantes num comunicado. “Claramente, falhámos o objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos a remover o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição.”

No vídeo de dois minutos, Jenner surge a posar para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, limpa a maquilhagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos polícias responsáveis por controlar os manifestantes.

O final do spot publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior que aquela que tentou representar no filme. Entre os utilizadores, houve alguns que criticaram o vídeo por retirar a importância a movimentos sociais importantes e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.

Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de gasosa ao oficial da polícia como uma apropriação da imagem icónica de Ieshia Evans, a activista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.

Ieshia Evans
A fotografia capturada por Jonathan Bachman, para a Reuters, foi uma das vencedoras do concurso World Press Photo de 2017.

Como a internet não perdeu ninguém vê a baixo a lista de memes que provavelmente contribuíram para a retirada do anunciar:

 

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados