Allan
Allan | BANTUMEN

Allan fala sobre o rap moçambicano n’O Negócio da Música

Allan é um dos nomes mais respeitados no movimento Hip-Hop em Moçambique e, além de rapper, também é ativista social, empreendedor, estando ligado a produções de eventos musicais, e é uns dos responsáveis pelo Rapódromo (a liga de rompimento/freestyle) de Moçambique, junto com o também rapper Duas Caras.

Dias antes de levar os seus rapazes a Luanda para a Batalha dos Gigantes “Duplo”, entre Angola e Moçambique, esteve na redação da BANTUMEN para o podcast Negócio da Música. O tema foi o movimento hip-hop em Moçambique, estado atual e as suas origens, e o seu ponto de vista sócio-político sobre os jovens moçambicanos.

A conversa foi dirigida pelo host da BANTUMEN Eddie Pipocas.

Edy Alan Simões é a pessoa por trás do rapper Allan, nascido a 31 de agosto de 1989, em Maputo. A sua carreira artística começou em 2007, por influência de amigos e colegas de escola, mas desde pequeno que carrega consigo o amor pela música, em especial pelo estilo Hip-Hop.

Fez parte do grupo Classic La Família, entre 2009 e 2016, com quem lançou um álbum intitulado  Agora ou Nunca, cuja música “Run” foi nomeada em 2014 para a categoria de Melhor Vídeo Musical nos MMA (Moçambique Music Awards).

Em 2017, Allan deu prioridade ao seu álbum a solo Genesis. Outro ponto alto da carreira do rapper é a música de promoção para a campanha de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, na altura sobre o comando do selecionador moçambicano de Futebol Abel Xavier.

As músicas de Allan contam com temas de intervenção social, amor, o quotidiano dos moçambicanos e histórias por si vividas.

Em 2018, surgiu com o single “Muito Rap” e com vários shows promocionais do seu álbum, dos quais se destacou o “Afrerwork live show”. Devido ao sucesso do mesmo, o artista foi convidado pelo CCFM (Centro Cultural Franco-Moçambicano) para fazer um show denominado “Genesis live show”. Este Foi considerado o “Melhor show de Hip-hop Moçambicano”, em 2018, pelos amantes do Hip-hop no país.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Mas como interagir com alguém que fala um idioma que desconhecemos? Danny Manu, um britânico de origem ganesa, criou a solução. Os Clik by Mymanu são uns fones de ouvido, sem fios, que podem traduzir vários idiomas automaticamente.
Este ano, a artista celebra 25 anos de carreira e mostra a fibra de que é feita, eclética, surpreendente e a transbordar musicalidade. Para assinalar a data, temos "Bla Bla Bla", uma música que marca um ponto de viragem na sua carreira, seja a nível sonoro como visual.
Em conversa com a BANTUMEN, Rubem Gomes, um dos fundadores da Associação Vegetariana Angolana, explicou que a decisão de criar a associação partiu do "sentimento de compaixão para com todos os seres", acreditando que os seres humanos ainda podem fazer do mundo um lugar melhor, enquanto existir respeito sobre os outros elementos da natureza.