Pole position winner Mercedes' British driver Lewis Hamilton celebrates after the qualifying session for the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on June 24, 2017. / AFP / ANDREJ ISAKOVIC

Lewis Hamilton, o desportista do ano

O piloto britânico Lewis Hamilton foi eleito pela segunda vez desportista europeu do ano pelas 26 agências de notícias da Europa que participaram na eleição promovida pela polaca PAP, cujos resultados foram revelados esta quinta-feira.

Em 2019, Hamilton, de 34 anos, que já tinha sido distinguido como o melhor desportista europeu em 2014, conquistou pela sexta vez o título mundial de Fórmula 1, o terceiro consecutivo, batendo o recorde de pontos conquistados numa temporada (413).

O britânico venceu a eleição com 151 pontos, mais 11 do que o tenista espanhol Rafael Nadal, líder do ‘ranking’ mundial e vencedor do US Open e de Roland Garros, e mais 75 do que o esquiador austríaco Marcel Hirscher, campeão do mundo de slalom e vice-campeão de slalom gigante em esqui alpino.

Em quarto lugar, com 71 pontos, ficou o tenista sérvio Novak Djokovic, que já venceu três vezes a votação, em 2011, 2015 e 2018.

Cristiano Ronaldo, avançado da Juventus, que, em 2016 e 2017, se tornou o primeiro português e único futebolista a ser distinguido com este prémio, não foi além do 18.º lugar, com 19 pontos, atrás do defesa holandês do Liverpool Virgil van Dijk, que foi sexto, com 61.

O título de desportista do ano para as agências de notícias da Europa é atribuído desde 1958.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.