Musu Bakoto Sawo | DR
Musu Bakoto Sawo | DR

Gambiana Muso Bakoto nomeada Personalidade Africana do Ano 2020

Na Gâmbia existe uma heroína que muitos não conhecemos ou de quem pouco ouvimos falar, chama-se Musu Bakoto Sawo, a advogada de 30 anos e uma defensora dos direitos da mulher.

Musu foi galardoada com o prémio Daily Trust Personalidade Africana do Ano, nesta edição de 2020, distinção atribuída pelo grupo de Comunicação Social da Nigéria.

O prémio reconhece e homenageia os africanos que fizeram contribuições positivas que afetaram a vida de outras pessoas e atraíram a atenção pan-africana durante o ano em causa.

A nomeação é da responsabilidade de um júri formado por sete membros e chefiado pelo ex-presidente do Botswana, Festus Mogae.

A nomeação deriva do compromisso contínuo de Musu para acabar com a violência contra meninas e mulheres, incluindo o casamento infantil e mutilação genital feminina.

Casada aos 14 anos e viúva aos 21, Musu, que também sofreu mutilação genital feminina quando criança, lutou por uma educação de qualidade que a catapultou para sua posição atual como professora universitária. Hoje, a sua missão é lutar contra as injustiças que as mulheres enfrentam diariamente no continente africano.

A advogada e professora usa a sua experiência em capacitação, pesquisa, networking e desenvolvimento de programas para se envolver com mecanismos de direitos humanos e organizações, nacionais, regionais e internacionais.

 “Eu digo às meninas: apareçam e sejam a mudança que podem ser, porque os vossos filhos podem ser vítimas”, disse Musu ao jornal Weekly Trust.

Professora da Faculdade de Direito da Universidade da Gâmbia (em direito internacional dos direitos humanos) e Coordenadora nacional do Think Young Women, Musu é a vencedora do Prémio Vera Chirwa 2017, do Center for Human Rights da Universidade de Pretória, África do Sul, e figura na lista das 100 mulheres mais influentes de África.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Mauro Aghuas
Mauro Aghuas
Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados