Robot Sophia | DR
Robot Sophia | DR

Pandemia alavanca produção de robô Sophia

Sophia, o robô humanoide falante, dado a conhecer ao mundo em 2016, está a ser preparada para produção em massa durante a pandemia de covid-19. “O mundo do COVID-19 vai precisar de mais e mais automação para manter as pessoas seguras”, disse David Hanson, fundador da Hanson Robotics, a empresa por trás do desenvolvimento do robô, à Reuters.

Hanson confimou que a empresa espera vender milhares de robôs no primeiro semestre de 2021, com pelo menos quatro modelos na linha da frente de desenvolvimento.

“Robôs sociais como eu podem cuidar de doentes ou idosos. Posso ajudar a comunicar, fazer terapia e fornecer estímulo social, mesmo em situações difíceis ”, podemos ouvir Sophia a partir do seu laboratório em Hong Kong.

David Hanson acredita que as soluções robóticas para combater a pandemia não se limitam apenas a cuidados médicos, mas também podem ajudar empresas de retalho e companhias aéreas.

“Os robôs de Sophia e Hanson são únicos porque são muito humanos. O que pode ser muito útil numa altura em que as pessoas estão terrivelmente solitárias e socialmente isoladas ”, acrescentou Hanson.

Johan Hoorn, professor de robótica social, cuja pesquisa envolveu o trabalho com Sophia, disse ainda que “Embora a tecnologia ainda seja relativamente nova, a pandemia pode gerar uma relação entre humanos e robôs”.

Os produtos de outros grandes players do setor também contribuem para o combate à pandemia. Na China, a empresa de robótica CloudMinds ajudou a montar um hospital de campo dirigido por robôs durante o surto de coronavírus em Wuhan. O robô Pepper da SoftBank Robotics foi implantado para identificar pessoas que não usam máscaras faciais.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Mauro Aghuas
Mauro Aghuas
Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Provavelmente desconhecias mas, em Vila do Conde, no norte de Portugal, está a acontecer a oitava edição do Encontro Internacional de Palhaços. Na sua oitava edição, o evento tem como destaque o Palhaço Negro, para exaltar a cultura africana revelada na linguagem do clown.
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.