Nina R.A.E. | DR
Nina R.A.E. | DR

Nina R.A.E e RE.LEVANTE lançam “Só (Te Quero P’ra Mim)” numa caminhada para “patentear” o rnb luso

A voz Nina R.A.E. é o que os japoneses descrevem como umami, a essência da delícia. Com um timbre delicioso e uma tonalidade que faz-nos viajar na vibe dos tempos de glória do Rhythm and Blues, a artista acaba de lançar nova música numa colaboração com a RE.LEVANTE Sounds Records.

Se não és fã de RnB ou só gostas do norte-americano e paralelos, porque ainda não encontraste muitos artistas ou temas em português dignos da tua playlist, provavelmente, é desta que mudas de ideias.

“’Só (Te Quero P’ra Mim)’ é uma música que promete uma nova página do RnB português”, é assim descrito o primeiro single da label RE.LEVANTE com Nina R.A.E.

O tema foi inteiramente produzido, misturado e masterizado pela equipa RE.LEVANTE e o vídeo e fotografia ficaram a cargo de Sebas Ferreira.

Ana Moreira aka Nina R.A.E. é cantora, produtora, instrumentista e compositora portuguesa de origem angolana. Deu os primeiros passos na música no Gospel e depois foi-se interessando em explorar outros ritmos e estilos como Soul, Funk, Rap, Hip Hop e principalmente o Reggae, que lhe deu a experiência de pisar grandes palcos.

Em 2018 a artista foi admitida no British and Modern Music Institute (BIMM) em Londres e lançou o primeiro single, “Lose it”. Desde então, vários foram os projetos musicais em que participou e os palcos e festivais que pisou, como Nos Alive, Sumol Summerfest, Meo Sudoeste, Musa e Avante.

O seu último trabalho é Spaced Out, de 2020, um EP com cinco temas originais e que conta com a participação do produtor londrino Sinclair the Mage. Ainda no mesmo ano, abriu a porta à escrita em português e editou “Passa Palavra”, produzido por Mr. Marley.

Neste 2021, Nina junta-se assim à equipa da RE.LEVANTE e reconhece que produzir RnB e em português é “um retorno à casa”, onde pretende assumir mais a sua língua mãe.

Neste atual processo criativo, que não era habitual, admite despender mais tempo para ser tão fluída quanto é em inglês, o que tem considerado um ótimo desafio para o seu progresso artístico. Nina tenciona que as suas músicas não só soem melodicamente bem mas que sejam “um alimento para o público”, refere.

A cantora confessou ainda acreditar que, com a equipa RE.LEVANTE, poderá concretizar várias ideias para espetáculos de palco, fazendo valer a formação que a mesma tem em teatro. 

RE.LEVANTE é um coletivo de artistas, composto pelos músicos e diretores musicais João Lourenço, Nuno Pires e Francisco Cardoso que quer “preencher, vincar, vincular e patentear o espaço do RnB nacional/português”.

Além de uma label, o conjunto, propõe-se a ser o elemento unificador entre criadores de várias áreas, o desenvolvimento artístico e a divulgação da cultura nacional, sendo portanto, tal como o nome diz, relevante.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Janeth Tavares
Janeth Tavares
Noiva da Palavra. Sou da moda antiga, escrevo-lhe cartas de amor com a luz: fotografo; para dar valor e fazer valer cada frame da minha vida. Da Medicina Chinesa fui para Jornalismo, tudo a ver. A ver com a mescla que me assiste ou não fosse eu uma criola. Faço muitas coisas, que extrapolam este limite de palavras, mas isso pouco interessa, se não para me indagar no meu propósito. Acredito que valemos mais pelo que somos do que pelo que fazemos. E sim, falo de nós. Amo nós de nós. E falando de nós, falo de mim.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.
núncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro.
Apesar da pandemia do coronavírus ter parado o mundo por completo e inclusive, as apresentações públicas em eventos culturais, os músicos optaram por focalizar forças para as plataformas de streaming, que passou a fazer parte da lista de táticas de rentabilização no mundo.