Amor - Dia dos Namorados
Amor - Dia dos Namorados

Estes são os lançamentos para servirem de banda sonora do dia de S. Valentim

A tradição manda que no dia 14 de fevereiro se inundem as plataformas digitais de música nova para servirem de banda sonora ao dia mais amoroso do ano.

Antes de chegarmos aos lançamentos musicais, para quem não sabe, diz a lenda que, no século III depois de Cristo, viveu Cláudio II, Imperador romano, adorador do Deus Sol. Um dos seus grandes objectivos, há quem diga que era uma obsessão, criar para o Império um exército cada vez maior e mais forte. E para que isso acontecesse, o Imperador proibiu os matrimónios, para que os jovens soldados que partiam para as batalhas não criassem laços familiares fortes.

Um padre cristão, de nome Valentim, estava entre os que não concordavam com a ordem e que terá, em absoluto sigilo, continuado a celebrar casamentos. Não tardou muito até que fosse descoberto e que, por ordem do Imperador, fosse preso, torturado e condenado à morte.

Enquanto esteve preso, continuava a receber mensagens de muitos que diziam que acreditavam no amor.

Mais tarde, Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 269 ou 270. Data que se tornou importante para o amor, para os casais de todo o mundo.

É, aparentemente, esta a história que está por trás do dia que todos conhecemos como o Dia dos Namorados.

Sobre os vários lançamentos de música deste 14 de fevereiro, o que mais se destaca é o inesperado featuring entre Ary e C4 Pedro. Em “Nossas Coisas”, a dupla, cujo relacionamento amoroso foi um dos mais badalados de Angola nos últimos anos e que terminou em 2013, deixa no ar a questão sobre um possível reatamento.

Outra colaboração inesperada é NGA, Monsta, Don G, Prodígio, Dji Tafinha e Van Sophie, que se juntaram para cantar “Se Der Para ser Feliz” em nome do amor. A música fala sobre companheirismo e sobre a estima pela sua “outra metade da laranja”.

“Se for para chorar, que seja de alegria. Se for para para perder, que seja só medo. E se der para ser feliz” canta Dji Tafinha, numa produção de Boper, MadKutz, masterização de Luna Studios UK e assinatura do videoclipe por Wilson Soldiers.”

Temos também a cantora de raizes caboverdianas, Kelly Veiga, que lançou “Morning”, com Rafa G. Com a produção de Diana Lima, mistura e masterização de Pablo, a música conta também com um videoclipe, filmado e produzido pela Clout Prod.

Tó Semedo também está de regresso aos lançamentos com “Obrigado”. A música foi lançada no canal de YouTube da É-Karga com um lyric video. A produção é assinada pelo próprio cantor e Badoxa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.
Mas como interagir com alguém que fala um idioma que desconhecemos? Danny Manu, um britânico de origem ganesa, criou a solução. Os Clik by Mymanu são uns fones de ouvido, sem fios, que podem traduzir vários idiomas automaticamente.
Este ano, a artista celebra 25 anos de carreira e mostra a fibra de que é feita, eclética, surpreendente e a transbordar musicalidade. Para assinalar a data, temos "Bla Bla Bla", uma música que marca um ponto de viragem na sua carreira, seja a nível sonoro como visual.