Lauryn Hill | ©Harry Durrant/Getty Images
Lauryn Hill | ©Harry Durrant/Getty Images

Lauryn Hill torna-se a primeira rapper a receber o certificado de Diamante”

Lauryn Hill é um nome inconfundível da música global, sendo uma das melhores rappers de todos os tempos. Prova disso é a artista ser a primeira rapper a ganhar um certificado de Diamante. O reconhecimento surge  após o seu álbum The Miseducation of Lauryn Hill, lançado em 1998, atingir a marca das dez milhões de vendas físicas.

O anuncio foi feito pela Associação Americana da Indústria de Gravação (RIIA), na sua conta do Twitter.

Numa altura em que a demanda de músicas em plataformas de streaming domina as vendas globais, sobretudo com a pandemia de covid-19, alcançar dez milhões de vendas com um CD físico lançado há 20 anos é um marco bastante significativo.

Com a certificação do álbum, Lauryn Hill junta-se assim à prestigiada lista que inclui nomes como Eminem, Tupac, The Notorious BIG , Michael Jackson, Britney Spears, entre outros cujos trabalhos também alcançaram o certificado de diamante. 

Lauryn Hill entrou no centro das atenções quando pertencia ao grupo Fugees, seu liricismo e talento artístico único diferenciavam-na das outras rappers do seu tempo.

Eventualmente, começou a trabalhar em seu próprio projeto. Em agosto de 1998, a cantora de “Ready or Not” lançou o seu primeiro álbum solo, The Miseducation of Lauryn Hill. O álbum aclamado pela crítica foi um sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar no top da Billboard 200 e vendendo mais de 450 mil unidades na primeira semana e rendeu dez indicações ao Grammy onde obteve cinco prémios.

Até hoje o álbum permanece relevante na cultura hip hop e continua a fazer história duas décadas depois.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Mauro Aghuas
Mauro Aghuas
Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.
Mas como interagir com alguém que fala um idioma que desconhecemos? Danny Manu, um britânico de origem ganesa, criou a solução. Os Clik by Mymanu são uns fones de ouvido, sem fios, que podem traduzir vários idiomas automaticamente.
Este ano, a artista celebra 25 anos de carreira e mostra a fibra de que é feita, eclética, surpreendente e a transbordar musicalidade. Para assinalar a data, temos "Bla Bla Bla", uma música que marca um ponto de viragem na sua carreira, seja a nível sonoro como visual.