Auriol Dongmo | ©Fotografia: AFP
Auriol Dongmo | ©Fotografia: AFP

Auriol Dongmo é campeã europeia de lançamento do peso

Para a esmagadora maioria, a marca de “19,34 metros” diz muito pouco (ou nada) mas, para a mais recente vencedora europeia do lançamento do peso, diz tudo. Esta foi a impressionante marca que Auriol Dongmo, atleta olímpica portuguesa, com origem camaronesa, bateu para chegar a “número um” no Campeonato da Europa de Atletismo, a decorrer na Polónia de 4 a 7 de março do corrente ano.

Auriol Dongmo conquistou a medalha de ouro do lançamento do peso no Campeonato da Europa de Atletismo de pista coberta e tem todos os motivos para estar orgulhosa de si, e da Academia do Sporting que representa.

Auriol tem um percurso linear. Nasceu há 30 anos, nos Camarões, onde iniciou a prática de atletismo tendo, inclusivamente, representado o país nos Jogos Olímpicos de 2016 e no Campeonato Mundial de Atletismo em 2015.

Estamos a falar de uma atleta com uma fisionomia imponente (mede 1.83m e pesa 95 kg) como, aliás, está de acordo com atletas desta modalidade (lançamento de peso é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível, sendo que, as qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração) e no caso de Auriol, este e outros fatores conjugados, convergiram para esta conquista importante.

A atleta apresentou-se com um tímido nervosismo mas, confiante e determinada, como podemos comprovar com as declarações da mesma (citada pela Federação Portuguesa de Atletismo) após o título: “Olhei para ela (a sueca Fanny Roos, medalha de prata após bater o recorde nacional com um lançamento de 19,29 metros), e para a marca e disse para mim: ‘Auriol, o primeiro é o teu lugar, não é de mais ninguém, e lancei com isso na minha mente’”.

A camaronesa fez um arremesso vitorioso de 19,34 metros, num concurso em que atirou sempre a mais de 19 metros, tirando o primeiro e o último, que foram nulos.

António Costa, primeiro-ministro português, fez questão de felicitar a atleta pela conquista e usou o Twitter para o efeito: “As minhas felicitações a Auriol Dongmo pelo título hoje conquistado de campeã europeia de lançamento do peso em pista coberta”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Maria Barbosa
Maria Barbosa
Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.