Nenny | DR
Nenny | DR

Nenny em concerto no Tiny Desk, no festival Black Spring do Afropunk

O Afropunk está a divulgar o “Black Spring”, um festival que destaca artistas afro-latinos e afro-caribenhos e que conta com a colaboração do famoso canal de concertos intimistas Tiny Desk. Nenny, Seu Jorge, Seafoam Walls, DAWERXDAMPER, Black Pantera, ChocQuibTown, Projexx e JUP são alguns dos nomes que vão actuar no evento apresentado por Santana Caress.

A instituição cultural AFROPUNK, que desafia as normativas de género e rompe tendências, acaba de revelar a sua nova iniciativa virtual deste ano, o “Black Spring”, a acontecer a 23 de abril de 2021. O evento combina inclusão, ativismo e destaque de novos talentos, com foco na cultura e artistas afro-latinos e afro-caribenhos.

Os artistas incluem a portuguesa de origens cabo-verdianas Nenny, Rico Nasty, Seu Jorge, Seafoam Walls, DAWERXDAMPER , Black Pantera, ChocQuibTown, Projexx e JUP DO BAIRRO, com apresentação de Santana Caress Benitez. Para ter acesso ao evento basta aceder ao site planetafropunk.com.

Este ano, pela primeira vez, o Afropunk aliou-se à NPR Music para apresentar performances de vídeo no Tiny Desk. Desde que a NPR Music lançou a série de concertos Tiny Desk em 2008, mais de mil apresentações foram gravadas e atraem mais de 57 milhões de espectadores a cada mês. Este ano, a NPR Music está produzindo shows no Tiny Desk (em casa); a última iteração dos shows do Tiny Desk em resposta às medidas de distanciamento social em andamento. A série faz a curadoria de performances de todo o mundo, com o mesmo espírito do Tiny Desk – sets despojados num ambiente íntimo – agora num espaço diferente. O programa Tiny Desk Meets AFROPUNK incluirá performances de ChocQuibTown, Calma Carmona, Luedji Luna e Nenny, e será apresentado por Jorge “Gitoo” Wright.

“A Primavera Negra [Black Spring] é um momento para celebrar a nossa linhagem africana e não permitir que as façanhas do colonialismo nos separem ainda mais, se falamos espanhol, inglês, português, francês ou holandês. Somos negros.” disse Tina Farris, produtora de “Black Spring” do AFROPUNK. “Celebrar com o Tiny Desk é o parceiro perfeito para essa expansão ao destacar as vozes afro-latinas e afro-caribenhas. A NPR sempre foi fornecedora de música mundial e estamos entusiasmados com a expansão dos inquilinos AFROPUNK com seu público.”

“A NPR Music está entusiasmada em trazer uma colaboração com Afropunk e Tiny Desk para o nosso público, especificamente juntando-se ao festival ‘Black Spring’ para celebrar e ampliar artistas afro-latinos e afro-caribenhos”, disse Abby O’Neill, da NPR Music produtor da colaboração. “Afropunk tem se destacado na curadoria de artistas e levantando novas vozes em sua comunidade global. Com nosso alcance combinado, podemos expandir o impacto e a celebração desta edição especial do Tiny Desk.”

“Black Spring”, como seu nome, é definida para ser uma experiência de revitalização, recuperação, revolução e renovação. Inspirado na ideia de reivindicar a liberdade, bem como na mudança de estação, na vibração da comunidade musical afro-latina, “Black Spring” promete ser um festival virtual como nenhum outro este ano, que quer empurrar as comunidades afro-latinas e afro-caribenhas para reivindicarem, deleitarem-se e celebrarem a sua negritude sem vergonha ou medo e a abraçar a interseccionalidade da existência e identidade.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.
núncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro.
Apesar da pandemia do coronavírus ter parado o mundo por completo e inclusive, as apresentações públicas em eventos culturais, os músicos optaram por focalizar forças para as plataformas de streaming, que passou a fazer parte da lista de táticas de rentabilização no mundo.