Kanderz

Como Kanderz faz rap em português na terra do rap francês

Kanderz é um rapper angolano, nascido na Maianga, Luanda, que vive em França desde 2013. Passou por Portugal mas é na terra de Arsène Lupin onde tem construído a sua carreira como artista.

Atualmente faz parte do coletivo Nation Records, com artistas internacionais residentes em França, e do qual o produtor é também co-fundador.

Os irmãos mais velhos de Kanderz já faziam música e foi nesse meio que nasceu a motivação e o desejo de seguir os mesmo passos, considerando o rap como uma porta de saída. Começou a fazer rap por ser o único meio de se comunicar consigo mesmo, sendo o estúdio o único lugar onde se sente livre.

A primeira vez que o rapper entrou num estúdio para gravar foi durante uma feira no Lubango, há cerca de dez anos. Gravou para uma namorada, na altura tinha apenas 13 anos.

Uma das suas grandes influências é NGA e a Força Suprema, que cresceu a ouvir. “Aprendi muito e aprendo até hoje com eles. Estes cotas motivaram-me em todos os momentos. Eles criaram o mapa para a nossa geração”, explicou Kanderz.

O coletivo pertencente à VIZZYNation, que já era uma família antes de ser um grupo e uma produtora, é formado pelos artistas Allaz Vizzy, Lui, Arkamy.

Arkamy é colombiano e uma das principais fontes de inspiração do conjunto. Todo o trabalho de Kanderz passa pelas mãos de Arkamy, que além de artista e videomaker também faz trabalho de manager.

Em agenda, Kanderz tem um single gravado com Addy Buxexa, ainda sem data de lançamento prevista e tem como desejo ter a voz de NGA num intro de uma das sua faixas futuras.

“A ideia é mesmo motivar as pessoas a acreditarem que podem. A mensagem será sempre positiva, aprendo com os erros e a transmitir para as músicas que há pessoas que aprendem com os erros dos outros”, disse.

Quanto à música lusófona, acha que está em boas mãos, com artistas como Prodígio e Toy Toy T-Rex “que nunca vão deixar a cultura morrer”.

Não acredita que números altos significam sucesso porque, atualmente, muitos compram plays e visualizações. “Ter fama não é ter sucesso. A diferença é super simples. Exemplo: O Jay-Z e o NGA têm sucesso, porque não cantam para emergentes e como prova eles ficam muito tempo sem lançar, mas quando lançam bate, atingem plays extraordinários. E a musica dos novos famosos, tem um tempo determinado para serem consumidas que por norma apenas curte o momento.

O ultimo trabalho de Kanderz é o EP Hora certa, que está disponível desde março em todas as plataformas de streaming. O rapper pretende apresentá-la ainda este ano, através de uma tourné em Angola.

Vê também a entrevista realizada pela equipa da BANTUMEN, na capital francesa, onde Kanderz dá mais detalhes sobre o EP e fala dos seus próximos objetivos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Eddie Pipocas
Eddie Pipocas
Founder and Editor-in-Chief at http://bantumen.com | My biggest ambition is to perpetuate stories on the web

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.
Mas como interagir com alguém que fala um idioma que desconhecemos? Danny Manu, um britânico de origem ganesa, criou a solução. Os Clik by Mymanu são uns fones de ouvido, sem fios, que podem traduzir vários idiomas automaticamente.
Este ano, a artista celebra 25 anos de carreira e mostra a fibra de que é feita, eclética, surpreendente e a transbordar musicalidade. Para assinalar a data, temos "Bla Bla Bla", uma música que marca um ponto de viragem na sua carreira, seja a nível sonoro como visual.