Auriol Dongmo | ©Fotografia: AFP
Auriol Dongmo | ©Fotografia: AFP

Auriol Dongmo pulveriza recorde nacional feminino do lançamento do peso

Auriol Dongmo Mekmnang é um nome cada vez mais presente nas manchetes dos jornais desportivos em Portugal. A atleta de 30 anos, nascida nos Camarões e naturalizada portuguesa, foi recentemente medalhada com o Ouro nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta de Atletismo 2021 e, por estes dias, voltou a estar em destaque. 

Desta feita, em Huelva (Espanha), na prova do meeting a representar o seu clube (Sporting), a especialista nos lançamentos do peso (e também do disco) estabeleceu um novo recorde nacional, ao vencer toda a concorrência com distinção. Foi, então, na Andaluzia, que Auriol bateu o seu anterior recorde nacional do lançamento do peso (obtido em janeiro deste ano) por dez centímetros, estabelecendo agora a incrível marca de 19,75 metros.

O dia três de junho fica na história do percurso que Auriol já começou a escrever desde os tempos em que a atleta representava a seleção dos Camarões no Campeonato Mundial de Atletismo de 2015 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Com este feito, Auriol assume agora a liderança mundial do ano na modalidade, deixando todos os amantes do atletismo, e do desporto em geral, com uma legítima e grande expectativa para os desempenhos que poderá ter até ao final do ano, nomeadamente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio (será a segunda vez que os Jogos Olímpicos irão realizar-se no continente asiático), nesta que tem sido uma época de sonho para Auriol e para todos os que a atleta representa.

Para competir a este nível, Auriol tem realizado uma preparação física e técnica muito rigorosa e intensiva. As características e exigências da realização dos Jogos Olímpicos no Japão vão implicar uma preparação extremamente cuidada de toda a delegação portuguesa. A atleta conjuntamente com o seu treinador, Paulo Reis, têm colocado um grau de exigência crescente nesta modalidade desportiva de alta competição, o que tem permitido atingir um nível de desempenho ascendente, e gerado records e medalhas de forma consecutiva.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Maria Barbosa
Maria Barbosa
Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O anúncio foi feito na página oficial da distribuidora Altafonte, que divulgou também alguns testemunhos dados pelos membros da Gang, primeiramente acerca do processo criativo da obra.
Na altura em que o programa Equal celebra 6 meses, o Spotify, a maior plataforma de áudio em streaming do mundo, elege Soraia Ramos como artista Equal de outubro em Portugal. Equal é uma iniciativa global que promove a igualdade de género, selecionando uma artista feminina todos os meses por cada mercado, maximizando a sua visibilidade e promovendo o seu crescimento na indústria através da plataforma.