Lorene Bazolo

Lorene Bazolo foi a mulher relâmpago que carimbou o recorde português nos 100m

A velocista portuguesa Lorene Bazolo esteve em destaque na prova dos 100m no meeting de Salamanca, no passado fim de semana.

É como atleta do Sporting Clube de Portugal que bate o recorde nacional dos 100 metros, ao atingir a marca de 11,17 segundos, sendo que, este tempo superou o anterior máximo que já lhe pertencia, em quatro centésimos.

Bazolo fica assim a apenas dois centésimos da marca que garante a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que hão de realizar-se entre julho e agosto do presente ano.

Natural do Congo, Lorene Bazolo aperfeiçoou-se nas provas de velocidade, representando o seu país nos Jogos Olímpicos de 2012 que se disputaram em Londres, em três edições dos Campeonatos Africanos de Atletismo e nos All-Africa Games de 2011.

Já antes, a atleta fora recordista nacional do Congo nos 100m, com a marca de 11,72s mas, pouco depois, em 2013 mudou-se para Portugal e dois anos mais tarde adquiriu a nacionalidade portuguesa.

Em terras lusas, Lorene deparou-se com novos desafios mas principalmente com novas oportunidades, tendo começado pela possibilidade de representar o JOMA (Clube Juventude Operária de Monte Abraão), antes de no final do ano de 2014 ter integrado a equipa do Sporting Clube de Portugal.

Em 2015 representou o Sporting na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo e destacou-se como a principal velocista do Clube.

Lorene apresenta, até então, um percurso de clara ascensão como velocista. Em 2016, foi Campeã de Portugal nos 100m e nos 200m e, a nível de recorde pessoal,  foi quarta na sétima de nove séries da primeira eliminatória, com o tempo de 23,01s nos 200m, que era o seu recorde pessoal.

Na época de 2017, foi Campeã de Portugal nos 60m em pista coberta e dos 100 e 200m ao ar livre  e, fez parte da equipa do Sporting que foi Campeã de Portugal nos 4x400m. Fechou o ano a representar Portugal no Europeu de Seleções e no Mundial de Londres.

Na temporada de 2018 renovou o seu título de Campeã de Portugal nos 60m em pista coberta, batendo o recorde dos campeonatos que pertenciam a Lucrécia Jardim, desde 1996 ao qual somou o título dos 200m. Fez parte da equipa que ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo em 2018, contribuindo com dois segundos lugares nas provas de velocidade.

Em 2019 e 2020, Lorene foi novamente Campeã de Portugal nos 60m em pista coberta e nos 100 e 200m ao ar livre.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Maria Barbosa
Maria Barbosa
Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Provavelmente desconhecias mas, em Vila do Conde, no norte de Portugal, está a acontecer a oitava edição do Encontro Internacional de Palhaços. Na sua oitava edição, o evento tem como destaque o Palhaço Negro, para exaltar a cultura africana revelada na linguagem do clown.
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.