Cabo Verde sobe no ranking global dos ecossistemas de inovação

Por diversas vezes falámos aqui do efervescente ecossistema de startups cabo-verdiano, que volta a estar no radar internacional ao ficar classificado em 87.º lugar no ranking global da StartUpBlink, centro de pesquisa e mapeamento de ecossistemas de inovação de startups. Cabo Verde sobe assim quatro pontos em relação à listagem do ano passado.

O destaque do arquipélago continua num escopo africano, posicionando-se na terceira posição a nível de África Ocidental.

Os três primeiros lugares do ranking mundial continuam a ser ocupados pelos Estados Unidos, Reino Unido e Israel. Quanto aos Países de Língua Oficial Portuguesa, há apenas lugar para três países: o Brasil, que ocupa o 24ª lugar, Portugal na 27ª posição e Cabo Verde no 87ª.

No que diz respeito ao continente africano, os três primeiros lugares são ocupados pela África do Sul (48.º a nível global), Quénia (61.º a nível global) e Nigéria (63.º a nível global) e Cabo Verde ocupa a 9ª posição no Continente Africano.

De salientar também que, a Cidade da Praia, em relação a 2020, subiu 38 posições, ocupando a posição 624ª, a nível mundial e a 12ª entre as principais cidades insulares.

“Fizemos um grande esforço para figurar pela primeira vez no ranking em 2020 mas também dissemos que o objetivo a partir de agora era, em cada ano, subir posições e foi isso que aconteceu. Esta subida no ranking é fruto do trabalho das nossas startups e dos nossos jovens que acreditam cada vez mais na tecnologia como uma ferramenta de desenvolvimento económico e social e também o trabalho deste Governo que tem posicionado este sector como um sector estratégico para o desenvolvimento do País”, disse o Secretário de Estado para Economia Digital, Pedro Lopes.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, a nível de Marketing e Tecnologia de Vendas, Cabo Verde, encontra-se na 51ª posição e em 72ª a nível de Software e Dados.

Sendo uma das indústrias mais populares no país, há uma amostra de 18 startups de Marketing & Vendas em Cabo Verde, sete startups de Software e Dados em Cabo Verde e três startups de Fintech em Cabo Verde, no Mapa StartupBlink. Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.
núncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro.
Apesar da pandemia do coronavírus ter parado o mundo por completo e inclusive, as apresentações públicas em eventos culturais, os músicos optaram por focalizar forças para as plataformas de streaming, que passou a fazer parte da lista de táticas de rentabilização no mundo.