O racismo em debate através do filme “Pele Escura – da periferia para o centro”

O filme Pele escura – da periferia para o centro, de Graça Castanheira, vai estrear-se no dia 4 de julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, procedido de um debate e reflexão sobre o racismo. Ao todo estão programadas seis conversas sobre o tema.

Partindo de uma ideia original de Kalaf Epalanga, o filme representa a viagem da periferia ao centro de seis amigos afro descendentes, inscrevendo-se na paisagem branca e nas suas marcas exteriores de prosperidade.

Seis amigos negros de locais diferentes da periferia de Lisboa – Porto Brandão e Cacém – decidem deslocar-se ao Centro Cultural de Belém para assistir a um espetáculo. Alternando o olhar entre o percurso de uns e de outros, ficamos a saber o que pensam e sentem enquanto se dirigem à cidade – Lisa, como lhe chamam. Uma reflexão sobre centro e periferia, negros e brancos, racismo e inclusão.

Entre as várias sessões terão lugar diversas conversas no Pequeno Auditório que expandem e abordam as várias problemáticas que estão na génese de Pele Escura.

Depois da projeção deste filme de quinze minutos no Grande Auditório do CCB, estão programadas várias conversas para que se reflita sob várias perspectivas e abordagens as temáticas que o filme aborda. Para tal, foram convidados oradores de áreas distintas do conhecimento: o investigador António Brito Guterres, o arquitecto Ricardo Bak Gordon, a atriz e encenadora Zia Soares, a cantora Selma Uamusse, a socióloga Karina Carvalho, a jornalistaPaula Cardoso, o sociólogo e fundador da plataforma de Reflexão Angola Manuel Dias dos Santos e o professor e historiador Diogo Ramada Curto, e a realizadora e diretor de atores deste filme, Graça Castanheira e Meirinho Mendes

O evento vai ter início às 15 horas, e as conversas serão moderadas por Angella Graça, presidente da direção do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Provavelmente desconhecias mas, em Vila do Conde, no norte de Portugal, está a acontecer a oitava edição do Encontro Internacional de Palhaços. Na sua oitava edição, o evento tem como destaque o Palhaço Negro, para exaltar a cultura africana revelada na linguagem do clown.
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.