Os artigos mais clicados da semana | 25 a 31 de jul

Esta semana começamos o top dos artigos mais lidos na BANTUMEN com a notícia do desaparecimento de um dos nomes maiores da música contemporânea das Antilhas francesas e cuja voz era reconhecida e apreciada nos quatro cantos do mundo. Jacob Desvarieux, pai do Zouk e fundador dos Kassav morreu, vítima de complicações de covid-19, nesta sexta-feira 30 de julho. Segue-se o artigo sobre o debate da BANTUMEN, com o apoio da Alambique, a acontecer este domingo, 1 de agosto, sobre a diversidade e representatividade nas artes em Portugal; o lançamento da primeira música do conjunto Macumba; o processo contra a Johnson&Johnson de um grupo de mulheres negras dos EUA e, por fim, a seleção de Neemias Queta para a NBA.

Morreu Jacob Desvarieux, o pai do Zouk

Jacob Desvarieux morreu esta sexta-feira, 30 de julho, no CHU de Guadeloupe, vítima de covid-19. Diabético e tendo recebido um transplante de rim em 2008, o artista foi internado no dia 12 de julho em coma artificial.

Mamdou Ba, Melissa Rodriges e Mauro Hermínio juntos para debater a representatividade nas artes em Portugal

O filme Soul, cuja estreia aconteceu no ano passado, levantou um debate público em Portugal sobre a representatividade e a diversidade no Cinema e nas Artes no país. Agora, por ocasião da estreia em Portugal do filme africano (Costa do Marfim) A Noite dos Reis, de Philippe Lacôte, a BANTUMEN e a Alambique (distribuidora de cinema) reuniram sinergias para reavivar um debate que muitos preferem silenciar.

Eis a “Primeira Dose” de Macumba com Deezy, Harold, Mr.Marley e Vado Mas Ki Às

“Primeira Dose” é o primeiro tema da production team “Macumba”. A Macumba é formada pelos já conhecidos produtores Andrezo e Rizzo, que juntam-se pela primeira vez para uma produção com fundações marcadamente hip-hop. A composição instrumental oferece-nos o know-how de Andrezo e laivos de música electrónica onde sentimos as cadências frenéticas de Rizzo.

Mulheres negras processam Johnson & Johnson no caso do pó de talco cancerígeno

Nos Estados Unidos, uma organização de mulheres negras acaba de entrar na justiça com um processo contra a gigante Johnson&Johnson, devido às campanhas de marketing do pó de talco, potencialmente cancerígeno, que durante décadas foram, alegadamente, direcionadas à comunidade negra – com ofertas de amostras grátis em salões de beleza, campanhas de rádio, entre outras iniciativas.

Neemias Queta eleito no draft da NBA pelos Sacramento Kings

Fez-se história: Neemias Queta é o primeiro jogador português de origem guineense a ser selecionado para jogar na NBA. A noite foi longa, mas a madrugada compensou. As previsões confirmaram-se e na madrugada desta sexta-feira trouxeram um momento que dificilmente vai ser esquecida: Neemias Queta foi selecionado pelos Sacramento Kings para entrar na NBA.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Mynda Guevara já tinha-nos avisado que tem imensos trabalhos escritos e gravados, prontos a serem lançados. Na altura em que a entrevistá-los, disse-nos que estava só à espera para gravar alguns videoclipes e dar início ao lançamento dos primeiros singles.
E agora, Jimmy P, irá lançar no próximo dia 1 de outubro, o EP, onde mostra uma linguagem musical diferente por parte do artista.
Nesta quinta edição, o programa pretende selecionar dez promotores de projetos de base tecnológica, que irão representar Cabo Verde no referido evento.