“So Si Ka Da” de Loony Johnson feat Vado Más Ki Ás são 4:34 minutos da vida dos imigrantes nos anos ’90

“Nunca ka bu eskeci di undi bu bem, ku pé na txon nu ta desgadja” [nunca te esqueças de onde vieste, mesmo com o pé no chão desenrascamo-nos, tradução livre do crioulo para português]. É assim que termina a nova música de Loony Jonhson mas é da totalidade desses quatro minutos e 34 segundos que precisamos falar.

“Só Si Ka Da” cheira a torresmo acabado de sair do óleo a ferver, a cachupa no fogo, a cuscuz acabado de sair do binde, a “ferrinho ku gaita” no pé até amanhecer, aos vizinhos que eram família e a porta aberta para quem quisesse entrar. Era este o espírito que se vivia – entre a comunidade cabo-verdiana – nos bairros da zona metropolitana de Lisboa, nos anos ’90 e que a maioria dos imigrantes, e filhos, tão bem conhecem.

A nova música de Loony Johnson feat Vado Más Ki Às é uma homenagem ao funaná – como percursor da cultura cabo-verdiana pelo mundo – e ao saudosismo pela vida comunitária da década de 1990 que, apesar das dificuldades sociais, traz à memória a união e os momentos de alegria partilhados entre os residentes de bairros da periferia da capital portuguesa.

A nível sonoro, a música cruza o drill com o funaná, numa fusão quente e electrizante, com produção LoonaticBoy.

No videoclipe Loony escreveu: “Este vídeo é dedicado a todos os Bairros da Zona Metropolitana de Lisboa/Portugal, dos anos ’90, especialmente ao meu bairro onde cresci, em Algés, o bairro da Quinta da Carapuça – Gato Preto. Ps:. Nunca te esqueças de onde vieste.”

Com a realização de Wilsoldiers e Loony Johnson, o videoclipe da música, onde vemos várias imagens antigas gravadas em VHS por um morador da Quinta da Carapuça, já está disponível no YouTube.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.
O artista angolano Edson Chagas está a expor um novo projeto fotográfico na galeria de arte Insofar, em Lisboa. Com fotografias captadas em 2011 e a curadoria de Inês Valle, a exposição Muxima marca a primeira exposição individual do artista em Portugal.
Para está quarta-feira 22 de Setembro, às 21h30, no Estúdio Time Out em Lisboa Tekilla vai traz consigo três convidados muito especiais: Dino D'Santiago, Amaura e Ana Semedo!