Os artigos mais clicados da semana | De 8 a 14 de Agosto

NGA voltou ao top dos mais clicados da semana na BANTUMEN, com “Duas No Cubico”, com Toy Toy T-Rex e Van Sophie. Segue-se no ranking a petição de alguns membros da sociedade cabo-verdiana para a remoção de estátuas de exploradores e esclavagistas portugueses no arquipélago; a entrevista ao chef Octávio Neto depois de ter ganhos três prémios no Angola Restaurant Week; a entrevista à lutadora angolana Katharyna Araújo que agora é atriz em Queen Sono da Netflix e a retrospetiva da obra cinematográfica de Sarah Maldoror, mãe do cinema panafricano.

“Duas No Cubico” marca primeira colaboração entre NGA e Toy Toy T-Rex com Van Sophie

NGA, Toy Toy T-Rex e Van Sophie, trazem-nos “Duas No Cubico”, cuja estreia do single foi neste final de semana, no canal de televisão Afro-Music.

Bem antes da sua estreia, NGA já tinha partilhado o teaser na sua conta do Twitter e as reações do público foram todas muito positivas e cheias de ansiedade para verem o rei da LS e o rapaz do momento – que recentemente esgotou duas noite no teatro Tivoli – juntos numa faixa.

Cabo-verdianos entregam petição para remover estátuas de exploradores esclavagistas

Gilson Varela é o promotor da petição “Remoção de monumentos pró-esclavagistas e coloniais em Cabo Verde”, entregue à Assembleia Nacional cabo-verdiana, e que já conta com mais de 1.900 assinaturas. O documento faz sobretudo referência à estátua de Diogo Gomes, estabelecida na praça do Plateau, na cidade da Praia, desde 1954.

“A maior parte dos restaurantes são para fazer dinheiro e não para oferecer experiências diferenciadas”, Chef Octávio Neto

Recentemente, o Chef angolano Octávio Neto e o restaurante que representa, o Bessangana, em Luanda, venceram três categorias no evento anual Angola Restaurant Week, incluindo a de Melhor Restaurante – que venceram pela segunda vez consecutiva.

Katharyna Araújo, uma campeã entre os ringues e a Netflix

“Estava cansada da forma que as pessoas me tratavam por causa da forma como eu me tratava a mim mesma.” Poderia ser uma frase inspiracional de qualquer pensador contemporâneo propagandeada no prefácio de um bestseller de auto-ajuda, mas é uma frase pessoal e que resume o nascimento de uma campeã: Katharyna Araújo.

Sara Maldoror: A mãe do cinema africano em retrospetiva

Filha de pai antilhano e de mãe francesa, Marguerite Sarah Ducados nasceu em Guadalupe em 1929. O seu nome artístico surgiu já na fase adulta, numa homenagem ao poeta franco-uruguaio Lautréamont, autor da obra “Os Cantos de Maldoror”. Desde sempre apaixonada por poesia e cinema, Sarah foi uma das primeiras mulheres a dirigir uma longa-metragem no continente africano.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Foi há mais de um ano que a longa-metragem sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, ocorrido há 26 anos, começou a ser rodada. A película estreia-se finalmente no próximo domingo, 24, às 19h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme faz parte da programação do DocLisboa.
Mas como interagir com alguém que fala um idioma que desconhecemos? Danny Manu, um britânico de origem ganesa, criou a solução. Os Clik by Mymanu são uns fones de ouvido, sem fios, que podem traduzir vários idiomas automaticamente.
Este ano, a artista celebra 25 anos de carreira e mostra a fibra de que é feita, eclética, surpreendente e a transbordar musicalidade. Para assinalar a data, temos "Bla Bla Bla", uma música que marca um ponto de viragem na sua carreira, seja a nível sonoro como visual.