Detido trio em Portugal que falsificava obras de Malangatana

Dois homens e uma mulher de 79, 43 e 51 anos foram detidos pela Polícia Judiciária portuguesa, acusados de falsificar e vender dezenas de pinturas falsas atribuídas ao artista plástico moçambicano Malangatana.

De acordo com o divulgado pelo Notícias ao Minuto, a investigação terá começado em 2020, pela Polícia Judiciária de Lisboa e Vale do Tejo, que reuniu indícios de que as pessoas detidas atuavam de forma concertada, pelo menos desde 2016, e que recorriam a leiloeiras online para escoar as pinturas falsificadas a preços elevados.

As autoridades confirmam que foram confiscadas “35 obras falsas e diversa logística utilizada para a elaboração dessas mesmas pinturas falsas”, cita a mesma publicação.

Os três suspeitos já foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram sujeitos à obrigação de apresentações periódicas às autoridades policiais. A Polícia Judiciária vai ainda continuar as investigações para poder retirar de circulação as restantes pinturas vendidas como tendo autoria do famoso pintor moçambicano.

Nascido em Matalana, província de Maputo, Malangatana Valente Ngwenha morreu em 2011, em Matosinhos (Portugal). O artista, em vida, foi nomeado Artista da Paz pela UNESCO (1997) e foi nomeado Doutor Honoris Causa, em Portugal, pela Universidade Évora. 

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
+ do Mesmo de Deezy, foi lançado no dia do seu aniversário, 9 de abril, é a primeira parte do seu álbum, que é um projecto com nove faixas e que marca a projeção da sua carreira a solo.
Para a BANTUMEN Podcasts, Maria Barbosa esteve à conversa com a modelo e atriz sobre cabelos, onde Ana Sofia deu a conhecer as raízes por trás do seu afro e como tem sido o seu percurso de descoberta na pele de mulher negra de identidade miscigenada.
Soarito acabou de lançar “Desabafo”, um ghetto zouk de amor que traz um “cheirinho” daquele que será o seu primeiro EP. Em exclusivo para a BANTUMEN, o artista angolano revelou que o projeto que vai ter o título de Caixa Azul. “Desabafo” aterra com clipe oficial e o EP vai estar disponível no próximo mês.