LUGAR DE FALA D’ELA

Lugar de fala D’ELA traz Winnie Mandela para a estreia da 2ª temporada

Já está disponível o primeiro episódio da segunda temporada de Lugar de fala D’ELA. dirigido pela dupla Ela, de Hitila Vanice e Sankofa Umbi Umbi, artistas angolanas de spoken word. Neste primeiro episódio, o tema central é a vida e obra de Winnie Mandela, uma ativista e política sul-africana e a segunda esposa de Nelson Mandela.

A segunda temporada do podcast Lugar de fala D’ELA é uma homenagem a mulheres africanas que tiveram um papel relevante na luta pela independência dos seus países e no seu respetivo desenvolvimento, visto que “pouco se fala sobre essas mulheres e de como foram peças chaves dentro dos movimentos de libertação e posteriormente no desenvolvimento socioeconómico das suas comunidades”.

Este especial “Heroínas” é uma forma de agradecimento e de contribuição para que os seus nomes não sejam apagados da história. “É necessário que se fale sobre mulheres e suas lutas para se poder empoderar outras mulheres e termos como referência mulheres reais e com grande relação de proximidade com as nossas comunidades. Sabemos que em dez episódios não é possível falar de todas mas é também uma homenagem àquelas cujos seus nomes nunca foram ditos”, disseram as artistas à BANTUMEN.

Winnie foi membro do parlamento sul-africano de 1994 a 2003, e de 2009 até à sua morte – 2018 – e foi vice-ministra da pasta das Artes e Cultura de 1994 a 1996, além de ser membro do partido Congresso Nacional Africano (ANC) chefiou a Liga das Mulheres. Winnie era conhecida pelos seus apoiantes como a “Mãe da Nação”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.