Valériane Ayayi Vukosavljevic

Jogadora francesa de basquetebol escondeu gravidez durante as olimpíadas

Valériane Ayayi Vukosavljevic é jogadora da seleção francesa de basquetebol e recentemente revelou que participou nas Olimpíadas de Tóquio estando grávida de 16 semanas. Apesar das colegas de equipa nem as adversárias saberem da sua condição, Valériane, além de conquistar a medalha de bronze em Tóquio, foi campeã francesa e vice-campeã europeia durante a gravidez.

A atleta de 27 anos disse que escolheu manter a gestação em segredo para não receber qualquer tipo de tratamento diferenciado. “Para ser sincera, temia que as companheiras, ou mesmo as adversárias, agissem de forma diferente comigo na quadra, com o pretexto de que estava grávida. Eu não teria achado isso justo”, disse em entrevista à France Info.

“Quanto à comunicação social, simplesmente não queria ter que responder a outras perguntas além do basquetebol, sabendo que, do ponto de vista médico, tudo estava bem. Não queria que fosse um evento dentro do evento. Fizemos grandes jogos e para o bem da equipa foi melhor assim”, acrescentou.

Por questões de segurança, apenas a médica da seleção francesa e a treinadora Valérie Garnier sabiam da gravidez. Valériane explica ainda não foi necessário ausentar-se de qualquer treino e que sempre se sentiu bem. “Joguei 20, 25, até 30 minutos em algumas partidas, como quando estava num clube durante a temporada”, destacou. “A gravidez não é uma doença. Não te impede de praticar desporto. Joguei três grandes competições e estou bem. Eu sabia que queria ter um filho durante a minha carreira (…) Estou feliz e realizada. Estou ansiosa para descansar e aproveitar esta gravidez ao máximo”, finalizou.

Atualmente, Valériane joga no clube francês Basket Landes. Em 2015, defendeu o Las Vegas Aces na WNBA.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

Artigos Relacionados
Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.
Da Soul acabou de levar o seu último álbum, Liberdade de Expressão, à loja FNAC de Almada, com uma apresentação ao vivo e sessão de venda e autógrafos. O projeto foi lançado em agosto, estando disponível em lojas físicas FNAC e através das plataformas de streaming de áudio.
Já está a acontecer a Feira Internacional de Negócios da Moda, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda. A cerimónia de abertura começou com uma mesa redonda, com a participação de nomes já bem conhecidos da indústria fashion angolana, como Rose Palhares e a escritora e consultora de imagem Marleyh Selo. A moderação foi feita pela apresentadora Dinamene Cruz.