Khabane Lame, o Charlie Chaplin dos tempos modernos com 150 milhões de seguidores

Mesmo os mais distraídos, ou menos conectados, já devem ter visto ou lido alguma coisa sobre Khabane. Aos 21 anos, o jovem senegalês, a viver em Itália, é uma das maiores estrelas que a Internet viu “nascer” nos últimos tempos. De operário desconhecido a desempregado mais famoso do mundo, Khabane é uma história de sucesso online, com uma conta de TikTok avaliada em cerca de 33 milhões de euros, de acordo com as métricas de avaliação da web.

A sua popularidade começou a aumentar vertiginosamente quando Khaby Lame, o user que utiliza no TikTok, começou a postar vídeos. Neles, Khabane explicava o óbvio, em silêncio. Até agora, só Charlie Chaplin, famoso actor da era do cinema mudo, teria conseguido uma fama global, ao popularizar a mímica e o riso fácil sem dizer uma única palavra.

Tudo começou quando no início da pandemia o agora influenciador teve de voltar para a modesta casa dos pais, em Chivasso, no norte de Itália, depois de ter perdido o emprego. Apesar das investidas do pai para procurar novo emprego, a principal atividade de Khaby passou a ser partilhar vídeos no TikTok.

Khaby aproveitou-se do sucesso de vídeos de dicas – a maioria absurdas – para situações simples do quotidiano. Descascar um pepino, tirar pão do forno ou desentalar o cabelo preso numa janela do carro são algumas das façanhas que Lame recriou e descomplicou. O diferencial é o seu silencioso sentido de humor peculiar regado de bom senso. A combinação perfeita para fazer disparar a sua popularidade no TikTok.

“Sou apaixonado por entreter e fazer as pessoas rir desde a infância e sou grato ao TikTok por oferecer-me um palco global para partilhar a minha paixão. Vou continuar a trabalhar pelos meus sonhos, sabendo que posso contar com uma bela comunidade”, disse Lame para celebrar os 100 milhões de seguidores conquistados há cerca de duas semanas.

Atualmente, o criador tem cerca de 150 milhões de seguidores entre o TikTok e o Instagram e acumula mais de 1.5 mil milhões de likes. Na plataforma de vídeos, Khaby tornou-se no segundo criador a passar a marca dos 100 milhões de seguidores. A primeira posição é ocupada por Charli D’Amelio que conquistou o feito em novembro de 2020.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Provavelmente desconhecias mas, em Vila do Conde, no norte de Portugal, está a acontecer a oitava edição do Encontro Internacional de Palhaços. Na sua oitava edição, o evento tem como destaque o Palhaço Negro, para exaltar a cultura africana revelada na linguagem do clown.
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.