Os artigos mais clicados da semana | 5 a 11 Set

A mais nova polémica em Angola, sobre a divulgação de uma série documentário sobre a vida e luta de várias rainhas africanas pela Netflix, entre elas Nzinga Mbande, foi o tema mais lido na BANTUMEN de 5 a 11 de setembro. Segue-se a nova instalação de Grada Kilomba que recorda as histórias e identidades das pessoas escravizadas esquecidas; a nova mixtape da Box Criminal; o crowdfunding para a criação da fundação em homenagem a Orlando Pantera, lenda da música cabo-verdiana e, por fim, a celebração do 12.º aniversário da companhia de teatro Griot.

Netflix quer apropriar-se da cultura angolana? Sílvio Nascimento explica.

No fim do mês de agosto, a imprensa norte-americana revelou que a Netflix está a preparar uma série-documentário que vai trazer à luz do dia as histórias de rainhas africanas. A angolana Nzinga Mbande (também conhecida com as grafias Ginga e Njinga) e a egípcia Cleopatra vão ser os primeiros destaques deste formato, que terá apresentação e produção de Jada Pinket Smith.

Grada Kilomba apresenta “O Barco”, num exercício de memória e homenagem aos africanos escravizados

A residir em Berlim e tendo construído lá a sua base de trabalho, investigação e criação, Grada Kilomba está de regresso à capital portuguesa para apresentar, a instalação “O Barco”, que foi recebido pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

Já podes ouvir a mixtape “Popcorn In The Box 2” da Box Criminal

Depois de lançar a primeira Popcorn In The Box, os rapazes da Box Criminal finalmente soltaram o segundo volume da mixtape. A obra tem dez faixas musicais e já se encontra disponível em todas plataformas de streaming.

Darlene Barreto lança crowdfunding para criar “Fundação Orlando Pantera”

Darlene Barreto, filha do histórico músico e compositor Cabo-Verdiano Orlando Pantera quer criar uma fundação com o nome do pai. Tendo como objectivo enaltecer toda a sua carreira musical, assim como o seu trabalho social..

Teatro GRIOT celebra 12 anos e anuncia planos para o futuro

Dois anos depois da nossa entrevista que assinalava os dez anos do Teatro GRIOT, conduzida pelo Wilds Gomes no Teatro do Bairro, voltámo-nos a sentar com o coletivo de teatro negro para comemorar o 12.º aniversário da companhia.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.
núncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro.
Apesar da pandemia do coronavírus ter parado o mundo por completo e inclusive, as apresentações públicas em eventos culturais, os músicos optaram por focalizar forças para as plataformas de streaming, que passou a fazer parte da lista de táticas de rentabilização no mundo.