📷: 昔日少年寻不见

Unitel movimenta cinema angolano com a primeira edição do Unitel Angola Move

Já estão em fase de votação os filmes que fazem parte da primeira edição dos prémios do festival de cinema da Unitel, o Angola Move. Entre os nomeados estão a Geração 80, com três filmes e o documentário 30 Anos Olhares Sobre o Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Tomás Ferreira e Bruno Cabral.

Depois de vários prémios vencidos em festivais internacionais, a Geração 80 é agora uma potencial candidata a um prémio em casa. A produtora angolana tem Ar Condicionado, de Fradique, nomeado na categoria de Melhor Longa-Metragem; Para Lá Dos Meus Passos de Kamy Lara na categoria de Melhor Documentário e 1999, de Hugo Salvaterra, em Melhor Curta Metragem.

Baptista João, cineasta de referência em Angola, está a concorrer na categoria de Melhor Documentário, com o filme Kizomba Sem Fronteiras.

A artista visual, Indira Mateta, também faz parte da lista com o filme documentário Caixão Vazio. O filme recolhe e revela testemunhos de algumas figuras que viveram na primeira pessoa aquela que é uma das maiores lendas urbanas em Luanda.

O documentário Olhares Sobre O Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Ferreira e de Bruno Cabral, também está em destaque neste primeiro festival de cinema em Angola, na categoria de Melhor Documentário. O filme tem por base os últimos 30 anos da história portuguesa no capítulo do racismo, tantas vezes branqueado e negado.

O Unitel Angola Move é um projeto lançado em julho e visa incentivar e valorizar o trabalho construído e desenvolvido por jovens angolanos ligados à sétima arte.

O curador do festival, Sílvio Nascimento, considera que o número de inscrições [mais de 130] revela a elevada dinâmica do conteúdo feito por angolanos, com uma viragem histórica no mercado audiovisual no país.

A votação dos filmes vai estar aberta ao público até ao dia 30 de setembro e poderá ser feita através de chamada de voz, mensagem de texto e na aplicação Unitel Net Show.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Bruno Dinis
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O renomado fotógrafo moçambicano Mário Macilau vai estar pela primeira vez em Lisboa, par apresentar a exposição individual Sombras do Tempo. A inauguração da exposição acontece no dia 23 de setembro, às 18 horas, no número 14A da Rua João Penha.
O artista angolano Edson Chagas está a expor um novo projeto fotográfico na galeria de arte Insofar, em Lisboa. Com fotografias captadas em 2011 e a curadoria de Inês Valle, a exposição Muxima marca a primeira exposição individual do artista em Portugal.
Para está quarta-feira 22 de Setembro, às 21h30, no Estúdio Time Out em Lisboa Tekilla vai traz consigo três convidados muito especiais: Dino D'Santiago, Amaura e Ana Semedo!