Edson Chagas | ©BANTUMEN
Edson Chagas | ©BANTUMEN

Edson Chagas leva Muxima a nova galeria lisboeta

O artista angolano Edson Chagas está a expor um novo projeto fotográfico na galeria de arte Insofar, em Lisboa. Com fotografias captadas em 2011 e a curadoria de Inês Valle, a exposição Muxima marca a primeira exposição individual do artista em Portugal.

No dia da inauguração, Edson Chagas, vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Arte de Veneza 2013, explicou à BANTUMEN que Muxima tem como objetivo “inspirar audiências globais na busca do entendimento do poder da beleza e da complexidade da diversidade, com uma programação internacional, que pretende desafiar estereótipos e refundar as correlações entre artista-obra-público”.

A nova galeria lisboeta de arte contemporânea fica situada no número 53 da Rua Capitão Leitão, em Marvila, e foi fundada por Hugo Carvalho, em codireção com Inês Valle, ambos com uma trajetória no setor que abrange países como Angola, Austrália, Nigéria e Reino Unido.

Edson Chagas ficou conhecido após a sua série “Found Not Taken” ter sido apresentada no Pavilhão de Angola, na 55.ª Bienal de Veneza, em 2013. A obra valeu-lhe o Leão de Ouro na categoria “Melhor Pavilhão Nacional”, no mesmo evento.

O trabalho do artista angolano fazia parte do projeto curatorial criado por Paula Nascimento e Stefano Pansera – intitulado “Luanda, Cidade Enciclopédica” -, baseado nas fotografias captadas por Edson Chagas na capital de Angola.

Chagas, 44 anos, também foi um dos três finalistas selecionados para o Prémio Novo Banco Photo 2015, tendo apresentado, na altura, um trabalho que reunia fotos e um vídeo sobre os diversos usos de uma praia na Ilha do Cabo, desenvolvendo uma reflexão sobre a perceção que as pessoas têm dos lugares.

A exposição Muxima ficará patente na galeria Insofar até 16 de outubro.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
Provavelmente desconhecias mas, em Vila do Conde, no norte de Portugal, está a acontecer a oitava edição do Encontro Internacional de Palhaços. Na sua oitava edição, o evento tem como destaque o Palhaço Negro, para exaltar a cultura africana revelada na linguagem do clown.
Elzo Sénior lançou "Glorioso" nesta sexta-feira, single que ficou de fora de Swahililândia Acto 1, de 2020, o álbum de estreia do grupo Swahil. Para esta aventura, o produtor contou com a participação de Damani Van Dunem, Teknik, Leonardo Freezy e CFKAPPA.