Kouka Ntadi

Francês Kouka transforma fachada lisboeta com guerreiro Bantu

Nas políticas urbanas das sociedades modernas, a reabilitação é um factor decisivo na regeneração dos centros urbanos e na qualidade de vida dos seus cidadãos.

A cidade de Lisboa comporta atualmente um número importante de imóveis degradados, reaproveitados por artistas urbanos para servirem de tela para as suas obras de arte.

Foi o que fez Kouka Ntadi, pintor franco-congolês. Numa parceria com o Boa Lab, Kouka ofereceu à capital portuguesa um gigante guerreiro Bantu, peça central da sua inspiração artística atual.

Na sua conta de Instagram, o grafiteiro e pintor explica que “o guerreiro levanta-se para recordar-nos as origens ancestrais do mundo moderno. Contra um cenário de natureza exuberante, inspirado pela tradicional francesa Toile de Jouy [um tecido impresso utilizado na indústria têxtil], e que evoca um mundo próspero, este é um convite para nos abrirmos a um mundo imaginário onde os seres humanos e a natureza vivem em perfeita harmonia”.

Além deste guerreiro que pode ser apreciado no número 73 da rua da Boavista, Kouka vai também apresentar em Lisboa a sua primeira exposição individual, a partir do dia 30 de setembro. Homens é também uma produção em parceria com a galeria e movimento artístico Boa Lab.

Kouka Ntadi é um pintor franco-congolês, nascido em Paris em 1981, no seio de uma família de artistas. Neto do pintor expressionista Francis Gruber, Kouka é um artista filho do hip hop, que usa também o grafite como veículo da sua arte.

Formado na Escola de Belas Artes de Avignon, no sudeste francês, o pintor interessa-se sobretudo pela essência humana, gerando retratos com uma impressão urbana única numa procura incessante pela sua individualidade e essência enquanto afrodescendente.

No ano passado, Kouka passou por Portugal para deixar os “seus” guerreiros Bantu em vários pontos da região da Grande Lisboa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.

Deixa-nos a tua opinião

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Artigos Relacionados
O projeto é uma viagem de 19 temas a um estado de espírito focado na concretização dos seus desejos mais magnânimos. Mind Frames representa a luta que envolveu o processo de produção deste projeto, que inclui as vitórias, derrotas, a aprendizagem e o mind set.
núncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro.
Apesar da pandemia do coronavírus ter parado o mundo por completo e inclusive, as apresentações públicas em eventos culturais, os músicos optaram por focalizar forças para as plataformas de streaming, que passou a fazer parte da lista de táticas de rentabilização no mundo.